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dc.contributor.authorLilian Alves Pereira Peres
dc.contributor.authorBárbara Maria Ferreira
dc.contributor.authorEva Ferreira Lopes
dc.contributor.authorKeley Lorena Mendes Melluzzi
dc.creatorUniversidade Estadual de Maringá
dc.date.accessioned2024-10-29T02:05:58Z
dc.date.available2024-10-29T02:05:58Z
dc.date.issued2019-10-08
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91145
dc.description.abstractMuito tem-se discutido sobre o distanciamento entre os discursos acadêmicos e as ações realizadas nas escolas, sendo esse um obstáculo a ser ultrapassado na estrutura e organização dos cursos de formação inicial. A lacuna, na relação entre teoria e prática, vivenciada nos estágios supervisionados, evidencia a necessidade de repensar essas relações para superação da dicotomia. Dessa forma, o Programa Residência Pedagógica – PRP desenvolvido pela Universidade Estadual de Maringá – Campus Cianorte-PR se caracterizam pela inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar. Diante dessa consideração, o presente artigo tem por objetivo relatar a experiência da implementação do Programa Residência Pedagógica, subprojeto Pedagogia, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Campus Cianorte-PR, na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Jardim Aeroporto. A pesquisa possui caráter qualitativo de cunho bibliográfico e de campo. Para a pesquisa de campo utilizamos a experiência da residência por meio de observação participante do professor orientador da universidade e dos professores preceptores. Para tanto, destacamos a inserção do PRP na escola, as ações desenvolvidas pelos residentes bolsistas e o papel do professor preceptor. Espera-se que o PRP possa dar subsídios para que os alunos se apropriem de uma metodologia baseada na ação-reflexão-ação e tenham autonomia para elaborar atividades com conteúdos específicos de sua área de conhecimento que possam ser utilizadas na sua vida profissional. Pode-se dizer que o PRP, subprojeto Pedagogia – UEM/CRC vem desenvolvendo uma importante aproximação dos graduandos com as escolas, estreitando cada vez mais a relação entre universidade e Educação Básica. Além disso, o programa oportuniza aos alunos residentes um aperfeiçoamento na construção de práticas pedagógicas diversificadas, propiciando uma melhor abordagem dos conteúdos que são trabalhados, desde a Educação Infantil até os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectResidência Pedagógica
dc.subjectPráticas de Ensino
dc.subjectFormação docente
dc.titlePROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ – CAMPUS CIANORTE
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2016


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