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dc.contributor.authorBeatriz Sebastião
dc.contributor.authorLarissa Frol
dc.contributor.authorSavana Alfredo
dc.contributor.authorJoesia da Silva Campos
dc.contributor.authorMainara Cascaes
dc.contributor.authorGiana Remus
dc.date.accessioned2024-10-29T02:05:52Z
dc.date.available2024-10-29T02:05:52Z
dc.date.issued2019-10-06
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91107
dc.description.abstractO Programa de Residência Pedagógica é uma forma de integrar o graduando de licenciatura dentro da comunidade escolar, vivenciando ativamente o processo de docência, desenvolvendo habilidades e completando sua formação acadêmica com a prática. A presente experiência está sendo desenvolvida na Escola de Ensino Básico Natalio Vassoler, situada no munícipio de Forquilhinha, Santa Catarina, uma escola estadual, com grande estrutura, mas que apresenta recursos pedagógicos escassos para os docentes. Durante a formação acadêmica em licenciatura os graduandos aproximam-se de diversos autores e teorias pedagógicas que moldam o pensamento individual de cada futuro professor, porém quando introduzidos no meio escolar, esses professores acabam tendo que lidar com situações e vivências totalmente diferentes e inesperadas. O programa de Residência Pedagógica introduz esses futuros professores na comunidade escolar, para que consigam aprender, aliando a teoria e a prática no exercício da docência, englobando muitos fatores, como planejamento anual, preparação de aulas semanais, correções de atividades, atualização de dados dos alunos no diário digital, compromisso com as notas, reuniões e ainda, interação com a equipe pedagógica e diretiva. Todas essas experiências são realizadas com o apoio e olhar do professor preceptor, que avalia cada residente de forma individual; dessa forma, constrói com o residente um aprendizado prático sobre a docência real. O programa conta também com encontros semanais juntamente com a coordenadora do Curso de Ciências Biológicas e a professora preceptora que auxiliam os residentes fora do ambiente escolar, com objetivo de esclarecer dúvidas relacionadas aos conteúdos, montagem de atividades, provas e trabalhos, planejamentos e entre outras atividades que são de grande importância para a formação dos residentes como futuros professores. Sobre os fatos mencionados acima, o Programa Residência Pedagógica é um meio de imersão e capacitação dos residentes no campo de atuação de sua formação, pois aproxima o graduando em licenciatura com a comunidade escolar, atrelando a teoria estudada e debatida ao longo da graduação à prática do dia-a-dia de uma escola, fazendo com que o futuro docente entenda a realidade escolar no decorrer do ano letivo, ou seja dos fatos que só podem ser desenvolvidos através da prática. Dessa forma, a experiência de atuação nos levará a construir um perfil profissional que esteja habitado na formação de cidadãos que atuem com ensino de qualidade.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectDesenvolvimento de habilidades, formação de professores, Comunidade escolar
dc.titleUma experiência docente através do Programa de Residência Pedagógica na Escola de Ensino Básico Natalio Vassoler, Forquilhinha, SC.
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs1927


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