• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O uso da filogenia para o ensino de Botânica: uma abordagem de aprendizado significativo

    Thumbnail
    Data
    2019-10-06
    Autor
    Beatriz Sebastião
    Mainara Cascaes
    Giana Remus
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O ensino de Botânica configura-se como excessivamente descritivo, repetitivo e descontextualizado, pois geralmente, os grupos vegetais são apresentados separadamente, sem estabelecer relações entre si, reafirmando a ideia de que as espécies foram criadas ao mesmo tempo e que não sofreram alterações ao longo de milhares de anos. Essa fragmentação faz com que o processo de ensino/aprendizagem se perca. Além disso, ao falarem sobre as plantas, exige-se que os alunos decorem inúmeras características morfológicas e fisiológicas, não estabelecendo relações com o ambiente em que esses vegetais vivem. Desse modo é comum os estudantes não gostarem das aulas de Botânica e chegarem ao final do ensino médio desconhecendo as principais características e biodiversidade das plantas. O presente estudo está sendo realizado no estabelecimento de ensino EEB Natálio Vassoler, uma escola estadual, situada no município de Forquilinha, Santa Catarina, e, desenvolvido com uma turma de segundo ano do ensino médio. O objetivo é o ensino da Botânica com o uso de cladogramas, buscando desenvolver com os alunos um ensino não fragmentado e repetitivo, onde os mesmos possam conseguir pensar e relacionar os grupos de plantas, de forma evolutiva. Primeiramente foi introduzido o assunto sobre evolução dos seres vivos, onde utilizou-se aulas expositivas e dialogadas, conceituando filogenia e os três domínios: Bacteria, Archea e Eukaria, promovendo com os educandos uma linha sobre os grupos, como suas características fisiológicas e morfológicas, ancestrais e parentescos entres os grupos. Quando iniciado o assunto sobre Reino Plantae foi retratado para os educandos as principais características dos quatro grupos de plantas (Briófita, Pteridófita, Gimnosperma e Angiosperma), após a explicação do conteúdo foi proposto para a turma, a construção de um cladograma do Reino Plantae, contendo o ancestral comum das plantas (algas verdes), os quatros grupos de plantas e as principais características que separam os grupos, como: presença de vasos condutores de seiva, sementes, grão de pólen, frutos e flores. Todos os alunos apresentaram participação ativa no decorrer da atividade, conseguindo desenvolver os cladogramas sem muitas dificuldades. Os resultados foram satisfatórios para a residente da turma, no qual conseguiu desenvolver um aprendizado significativo com o auxílio da filogenia. À medida que o professor conhece os paradigmas básicos da Biologia se abrirá maiores possibilidades para fazer com que os alunos aprendam o conhecimento científico de forma sistematizada, crítica, reflexiva e contextualizada.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91106
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV