Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGabriela Chaves
dc.date.accessioned2024-10-29T02:05:50Z
dc.date.available2024-10-29T02:05:50Z
dc.date.issued2019-10-06
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91092
dc.description.abstractO material de apoio usado por professores em sala de aula por muitas vezes é visto como essencial para o ensino-aprendizagem dos alunos em questão. Segundo Vilaça (2009), é possível compreender que a função mais ampla do material didático é auxiliar a aprendizagem/aluno e, consequentemente, auxiliar o ensino/professor e, apesar da sua importância central no processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, os materiais didáticos são foco de um número ainda pequeno de estudos e pesquisas. Para a produção do material didático, de acordo com Leffa (2016), a fase de análise compreende uma investigação atenta do público-alvo e, baseado no estudo de Fornasier, Ortale e Corria (2018), para a elaboração é importante uma coleta de materiais que possam oferecer insumo linguístico para o desenvolvimento das unidades e sequências didáticas. Seguindo essa linha teórica, o intuito do presente trabalho é discutir a sequência didática com especial foco nas modalidades de materiais didáticos e em papéis atribuídos aos mesmos no ensino da língua inglesa e sua literatura em sala de aula. Como parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), foram observadas e ministradas aulas na disciplina de Língua Inglesa na Escola Estadual João Turin, no primeiro semestre do ano de 2019, para uma turma de 6º ano do ensino fundamental. A prática pedagógica foi baseada em algumas estratégias empregadas na realização dos planos de aula e da elaboração da sequência didática para a prática em sala de aula. Para a realização deste trabalho, buscou-se relatar as escolhas pedagógicas feitas na realização do material didático elaborado pelas autoras, bem como a experiência de utilizá-los em sala de aula e a recepção dada pelos alunos.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectMaterial didático, Sequência didática, PIBID, Ensino de língua inglesa.
dc.titleA ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E A PRÁTICA EM SALA DE AULAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs1904


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples