dc.description.abstract | É previsto nas legislações educacionais brasileiras a consolidação de determinados conhecimentos basilares à formação de crianças em idade escolar. Tais como os do ramo linguístico, esses conhecimentos são variados e adaptáveis à singularidade das salas de aula em todo o país, configurando-se, como consequência, em um desafio didático e pedagógico da docência. Para além do componente linguístico, a responsabilidade pela formação cidadã das crianças é mais um elemento desafiador para os professores que lidam com o processo educacional nos Anos Iniciais da Educação Básica regular. Assim sendo, com vistas ao cumprimento de demandas linguísticas e sociais para a Educação Básica, o presente trabalho tem como objetivo investigar como o trabalho com consciência fonológica/fonêmica e com ortografia contribui para a constituição de aprendizes socialmente pensantes de sua realidade social. De modo a responder ao objetivo proposto, embasou-se a pesquisa em um aporte qualitativo de investigação, bem como optou-se por desenvolver uma interface entre as ferramentas investigativas de estudo de campo e de discussão teórica. As discussões foram orientadas de maneira a contextualizar as aulas de língua portuguesa realizadas em uma turma do 4º Ano em uma escola pública municipal em Florianópolis, um dos campos do Programa Residência Pedagógica, no período de 2019.1. De igual modo, foi realizada uma discussão a respeito das reflexões teórica, prática e crítica norteadoras da ação docente em relação ao trabalho com consciência fonêmico-fonológica e ortográfica conduzido em sala de aula pelos residentes. Concluiu-se que o fazer pedagógico endereçado à formação cidadã, emancipatória, das crianças do 4º Ano também decorreu do levantamento das demandas, usos e aprofundamentos a respeito das normas linguísticas derivados dos contextos sociais dos estudantes. | |