dc.description.abstract | O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – tem se mostradofundamental na formação dos jovens professores da Licenciatura em Teatro da UDESC. Esseessencial e delicado encontro da teoria com a prática acontece na escola EEB Simão JoséHess, onde os licenciandos têm a oportunidade de experienciar com turmas de EnsinoFundamental e/ou Médio o que têm aprendido no curso. A experiência é perpassada pelasidealizações, convergências, divergências, primeiros erros e acertos que resultam para oacadêmico em uma compreensão mais realista da escola. Este artigo abordará duas questõesprincipais que emergiram ao longo da experiência desenvolvida desde agosto de 2018. Aprimeira é a condição colocada pelo Edital PIBID/2018 de inserção dos pibidianos no campoescolar na primeira metade da graduação, que faz com que os acadêmicos se deparem coma prática de ensino precocemente, de modo concomitante às primeiras aulas defundamentação teórica da Licenciatura. Esta condição, por um lado, proporciona acontextualização do conteúdo das disciplinas, por outro, pode prejudicar a experiência dosalunos da escola pela inaptidão dos futuros docentes. A segunda questão diz respeito aocontexto das escolas estaduais do Estado de Santa Catarina, que adotam para o ensino deArte um único docente que aborde as diferentes linguagens artísticas, sem atender àsexigências colocadas pela Lei 13.278/2016. No caso do projeto PIBID/ Teatro da UDESC, oslicenciandos precisam relacionar o conteúdo de suas propostas docentes com as propostasda professora supervisora do PIBID, cuja formação é em Artes Visuais, revelando aoslicenciandos a realidade das escolas estaduais, onde, apesar de terem uma formaçãoespecífica em Teatro, Música, Artes Visuais ou Dança, os professores precisam lidar com ademanda de ensino de diferentes modalidades artísticas além da sua de formação. Essaopção de trabalhar com a supervisora de outra linguagem artística foi feita com o intuito deverificar o potencial de uma abordagem interdisciplinar para o ensino de Arte na Escola. Apluralidade de linguagens no ensino de Arte vai ao encontro de uma proposta híbrida deabordagem artístico-pedagógica, vinculada aos princípios da Arte Contemporânea e doTeatro Contemporâneo, especificamente. Essas questões nortearam a escolha do campopara o desenvolvimento do projeto. Notamos, até o momento, resultados variados: ora seconsegue uma interface entre as linguagens, ora não se alcança uma propostaverdadeiramente dialógica. Pretende-se, assim, refletir sobre a formação do professor de Artena escola, especificamente nos moldes atuais do PIBID em uma abordagem interdisciplinarpara o ensino das artes na escola pública. | |