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    EXPERIMENTAÇÃO E APRENDIZAGEM ATIVA E SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS FÍSICOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE ATIVIDADES EDUCACIONAIS NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

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    Data
    2019-10-07
    Autor
    Gabriel Campos
    Bruno Sato
    Metadata
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    Resumo
    As metas vinculadas à aprendizagem ativa e significativa agregam a demanda por ações educativas que viabilizem a participação e reflexão sobre os conhecimentos abordados. A partir de proposta educacional desenvolvida no Programa de Residência Pedagógica de Física fundamentada em pressupostos de aprendizagem ativa e significativa, neste trabalho, destacam-se atividades de experimentação, com a análise de indícios formativos. Nesse contexto, os objetivos foram: realizar e discutir as atividades experimentais elaboradas pelos discentes, fazendo um paralelo com o método científico de uma experiência real; revisar conceitos e capacidades atribuídos a anos anteriores; apresentar situações-problemas fora da vertente tradicional de ensino, particularmente “aplicação de fórmula”. Na concepção ativa, os alunos devem ser levados à observação direta dos fenômenos físicos e assim articular seus conhecimentos aos conceitos físicos. O ciclo de aprendizagem é constituído por previsões, discussões em grupos, observação e comparação de resultados gerados a partir das previsões. Segundo David Sokoloff, esse ciclo pode ser representado como PODS (Previsão, Observação, Discussão e Síntese), com isso os alunos percebem as incoerências em conhecimentos oriundos do senso comum. Já que a abordagem cognitivista envolve base para a aprendizagem significativa, há necessidade de orientação para o aprendizado do aluno, no qual um dos fundamentos é a experimentação. A experimentação se refere a abordagem relevante para que isso ocorra, pois o aluno precisa investigar o experimento para verificação, análise e correção de erros e também para que o mesmo perceba como o mecanismo funciona. Os sujeitos da pesquisa são alunos do 2° Ano do Ensino Médio, duas turmas: B com 30 alunos; e C com 28 alunos. As intervenções ocorreram entre o final de junho e a primeira semana de julho. Nessas atividades, optou-se pela utilização de três formas de obtenção de informações, sendo elas: diário de campo, gravação de áudio e atividades elaboradas pelos alunos. O diário de campo consiste em um caderno no qual foram realizadas as anotações sobre as observações, em conjunto com a interpretação no momento escrito. Porém, como em sala de aula há muitas situações ocorrendo de maneira simultânea, adotaram-se as gravações de áudio, a fim de não se perder dados que não estão sendo observados pelo pesquisador no momento. As produções dos alunos contribuíram para o conhecimento do progresso dos alunos durante as intervenções. Entre os resultados, aponta-se que as atividades experimentais viabilizaram a participação ativa dos alunos, desencadeando aspectos motivacionais e percepções e atitudes positivas direcionadas à Física. Os experimentos se associaram à disponibilização de elementos de domínio empírico-concreto, impulsionando o estabelecimento de relações entre conteúdos de Física e aspectos contextuais, compreendidos como indícios de aprendizagem significativa. Houve evidências de relações entre atributos essenciais de conceitos, apontando para processos mais complexos de aprendizagem. Aponta-se, contudo, a existência de dificuldades para o desenvolvimento de ações pertinentes à participação ativa dos discentes devido a condições da estrutura escolar, em que se ressalta a falta de tempo.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91048
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

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