dc.description.abstract | O trabalho tem como principal tema a abordagem de jogos matemáticos que foram implementados em um colégio estadual do interior do Estado do Paraná, no dia 27 de novembro de 2018, proposto pelo subprojeto PIBID/Matemática- Universidade Estadual de Maringá (UEM). A pesquisa foi feita baseada em atividades anteriores realizadas no programa PIBID e apresentado durante a Semana da Matemática (UEM-2018). Foi realizado um estudo no livro Coleção Explorando o Ensino – Volume 17, a partir desse estudo foram escolhidos jogos que atendessem aos objetivos e quesitos estudados, que foram implementados na gincana. A gincana foi direcionada a alunos do Ensino Fundamental II, alunos do sexto, sétimo, oitavo e nono ano, sendo uma turma de cada ano. Cada turma possuía cerca de 30 alunos, totalizando cerca 120 alunos, que foram divididos em grupos que competiram, participando de todos os jogos. O objetivo da pesquisa foi fazer com que os alunos, ao participar da gincana, tivessem um contato com a matemática de uma forma lúdica, instrutiva e cooperativa, de forma que os alunos aprendessem enquanto se divertiam em uma competição sadia, alegre e atrativa. Ao final da aplicação pode-se concluir que as turmas que tiveram a oportunidade em participar da gincana, embora tivessem tido dificuldade para entender os jogos, o objetivo foi alcançado, pois a gincana teve a finalidade de relembrar conceitos e explorar os temas estudados e proporcionou aos alunos uma experiência gratificante e educativa. Ao mesmo tempo, os membros do subprojeto PIBID puderam observar a aprendizagem proporcionada pelos jogos e pela participação efetiva dos alunos, obtida como resposta à proposta da gincana matemática ofertada. | |