dc.description.abstract | O presente trabalho, realizado por bolsistas do Programa Residência Pedagógica, subprojeto multidisciplinar Ciências, Biologia, Química, Física e Matemática do curso de Ciências Exatas-Licenciatura, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) de Caçapava do Sul/RS, discorre sobre análise do Projeto Político Pedagógico de uma escola-campo na qual é desenvolvida a Residência Pedagógica, concomitante, a uma pesquisa acerca do que está definido pela Base Nacional Comum Curricular para a área de Ciências da Natureza, no Ensino Fundamental – Anos Finais. Neste contexto, o objetivo deste artigo reporta-se a apresentar os resultados de um estudo, através do qual, buscou-se analisar as concepções e o Currículo proposto pelo Projeto Político Pedagógico de uma escola de Educação Básica e as orientações projetadas pela Base Nacional Comum Curricular, que norteiam a área de Ciências da Natureza, nos Anos Finais do Ensino Fundamental, verificando aproximações e distanciamentos referentes às proposições apresentadas pelos dois documentos. O Projeto Político Pedagógico não é apenas um agrupamento de planos e atividades diversas, é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com processos de ensino e aprendizagem da instituição educativa. É uma ação intencional com um compromisso coletivamente definido, podendo ser concebido como um processo de permanente reflexão e discussão dos problemas da escola, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade (VEIGA, 1998). A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta as decisões pedagógicas para o desenvolvimento de competências, indicando o que os alunos devem saber e o que devem saber fazer, atendendo à mobilização dos conhecimentos, habilidades, valores e atitudes. Essas competências atuam como referências para o fortalecimento de ações que venham assegurar as aprendizagens essenciais estabelecidas na BNCC (BRASIL, 2017). Os procedimentos metodológicos que viabilizaram este artigo coadunam-se a uma pesquisa qualitativa, ancorada em Minayo (2001). Os estudos realizados, com ênfase em ambos os documentos, apontam que as aprendizagens pretendidas nem sempre encontram caminhos convergentes à sua implementação, levando-se em conta a pluralidade dos contextos educativos, em relação as diretrizes definidas pela BNCC. | |