| dc.description.abstract | O presente artigo trata dos projetos didáticos desenvolvidos por participantes do Programa Residência Pedagógica do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em escolas públicas localizadas nas cidades Porto Alegre e Canoas/RS, com a motivação de fortalecer o elo entre a academia e a escola básica, beneficiando a educação pública. A partir de pressupostos teóricos que orientam as aulas de línguas para uma perspectiva mais concreta e prática do que a tradicional, o objetivo dos projetos criados pelos residentes é abordar a leitura como prática social, em que os textos não serão apenas unidades fechadas ou presentes na sala de aula apenas como pretextos para análise gramatical, mas relacionados a discursos que circulam no meio social e que marcam várias possibilidades de leitura e interpretação. Ainda tem-se o texto como unidade e objeto de ensino como já propunha Geraldi, no entanto a análise gramatical passa a ser substituída pela análise linguística que engloba tanto aspectos gramaticais do texto como aspectos externos que estão relacionados ao texto, analisando também seu sentido global. Os projetos visam relacionar a leitura e a escrita com as práticas sociais dos alunos em contexto público, e foram desenvolvidos através da criação e da execução de produtos finais relacionados com a realidade dos alunos e centrados no uso da língua. Apresenta-se, assim, o programa, as bases teóricas utilizadas para guiar o trabalho dos residentes e seus respectivos projetos, os contextos de atuação, os relatos de práticas pedagógicas, e por fim, as considerações finais incluindo aprendizados possibilitados pelo programa e pela CAPES. Os projetos desenvolvidos e em execução demonstram a importância da experiência da prática pedagógica ao longo da graduação, bem como a necessidade do diálogo entre escolas e cursos de formação de docentes. | |