Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMurilo Ferraz
dc.date.accessioned2024-10-29T02:05:36Z
dc.date.available2024-10-29T02:05:36Z
dc.date.issued2019-10-05
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/90986
dc.description.abstractEste texto tem por objetivo relatar como ocorreu o trabalho colaborativo entre o residente do Programa Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Educação Musical, uma professora do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá (UEM) com autoridade no assunto sobre Cultura Indígena e Guarani, e a coordenadora da Banda do Grupo Parafolclórico Por do Sol, que reside em Quinta do Sol – PR, que realizam a dança do Fandango Paranaense. Além dos conteúdos musicais, houve-se uma preocupação com a cultura de cada estilo musical abordado, desconstruindo pré-conceitos sobre os temas, instigando o senso crítico-reflexivo dos alunos e contribuindo para sua formação humana. Foram realizadas reuniões com a Professora da UEM, que disponibilizou diversos materiais para as práticas em sala de aula no que se diz a cultura Guarani, como também a realização de um trabalho interdisciplinar entre dança e música, pois a convidada da Banda do Grupo Por do Sol pode estar presente em uma das práticas referente ao Fandango. Conclui-se então que o trabalho colaborativo contribuiu ativamente para a formação docente de todos os profissionais envolvidos como também em aulas mais interessantes e envolventes para os alunos.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectTrabalho Colaborativo
dc.subjectCultura Indígena
dc.subjectFandango Paranaense.
dc.titleO trabalho colaborativo entre professores na aula de música: um relato de experiência
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs1680


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples