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dc.contributor.authorHelena Maia Antoniassi
dc.contributor.authorNathália Albino de Souza
dc.contributor.authorHeloise Baurich Vidor
dc.contributor.authorLucy Barbosa Pina Pereira
dc.creatorUniversidade do Estado de Santa Catarina
dc.date.accessioned2024-10-29T02:05:35Z
dc.date.available2024-10-29T02:05:35Z
dc.date.issued2019-10-06
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/90982
dc.description.abstractO Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – tem se mostrado fundamental na formação dos jovens professores da Licenciatura em Teatro da UDESC. Esse essencial e delicado encontro da teoria com a prática acontece na escola EEB Simão José Hess, onde os licenciandos têm a oportunidade de experienciar com turmas de Ensino Fundamental e/ou Médio o que têm aprendido no curso. A experiência é perpassada pelas idealizações, convergências, divergências, primeiros erros e acertos que resultam para o acadêmico em uma compreensão mais realista da escola. Este artigo abordará duas questões principais que emergiram ao longo da experiência desenvolvida desde agosto de 2018. A primeira é a condição colocada pelo Edital PIBID/2018 de inserção dos pibidianos no campo escolar na primeira metade da graduação, que faz com que os acadêmicos se deparem com a prática de ensino precocemente, de modo concomitante às primeiras aulas de fundamentação teórica da Licenciatura. Esta condição, por um lado, proporciona a contextualização do conteúdo das disciplinas, por outro, pode prejudicar a experiência dos alunos da escola pela inaptidão dos futuros docentes. A segunda questão diz respeito ao contexto das escolas estaduais do Estado de Santa Catarina, que adotam para o ensino de Arte um único docente que aborde as diferentes linguagens artísticas, procurando atender às exigências colocadas pela Lei 13.278/2016. No caso do projeto PIBID/ Teatro da UDESC, os licenciandos precisam relacionar o conteúdo de suas propostas docentes com as propostas da professora supervisora do PIBID, cuja formação é em Artes Visuais. Além de revelar aos licenciandos a realidade das escolas estaduais, onde, apesar de terem uma formação específica em Teatro, Música, Artes Visuais ou Dança, os professores precisam lidar com a demanda de ensino de diferentes modalidades artísticas além da sua de formação, e essa opção foi feita com o intuito de verificar o potencial de uma abordagem interdisciplinar para o ensino de Arte na Escola. A pluralidade de linguagens no ensino de Arte vai ao encontro de uma proposta híbrida de abordagem artístico-pedagógica, vinculada aos princípios da Arte Contemporânea e do Teatro Contemporâneo, especificamente. Essas questões nortearam a escolha do campo para o desenvolvimento do projeto. Notamos, até o momento, resultados variados: ora se consegue uma interface entre as linguagens, ora não se alcança uma proposta verdadeiramente dialógica. Pretende-se, assim, refletir sobre a formação do professor de Arte na escola, especificamente nos moldes atuais do PIBID em uma abordagem interdisciplinar para o ensino das artes na escola pública.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectPedagogia do Teatro
dc.subjectInterdisciplinaridade
dc.subjectFormação de professor
dc.titleInterdisciplinaridade no Ensino de Arte na escola: a experiência do PIBID Arte/Teatro na EEB Simão José Hess
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs1676


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