Aulas de música em uma turma de ensino regular com alunos de inclusão: um relato de experiência
Resumo
Este artigo é um relato de experiência de minha docência como residente em uma turma de ensino médio que possui dois alunos de inclusão, sendo um com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o segundo com Deficiência Intelectual. O estágio ocorreu no Colégio Estadual do Jardim Independência, localizado no município de Sarandi (PR), instituição que tem sediado o subprojeto Música do Programa de Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Educação Musical da Universidade Estadual de Maringá (UEM). As aulas para a turma do segundo ano do Ensino Médio aconteceram de abril a julho de 2019 e o tema das aulas foi música da cultura indígena brasileira. O meu objetivo foi ensinar um pouco sobre a cultura musical indígena de duas tribos: a Guarani e a Pataxó. Para isso iniciei com um trabalho de contextualização do tema, onde apresento características das duas tribos, depois realizamos a confecção de instrumentos musicais, baseado nos instrumentos musicais indígenas, e por fim realizei um trabalho vocal e rítmico com duas músicas indígenas, sendo uma da tribo Guarani e a outra da Tribo Pataxó. Neste relato apresento, de modo geral, as características da turma, a minha proposta pedagógica bem como os conteúdos e a metodologia utilizada e pensada para um ensino inclusivo. Discuto a especificidade da turma em relação aos alunos de inclusão, bem como uma breve reflexão sobre o ensino de música como uma ferramenta para um trabalho de inclusão. Por fim faço um relato de minha experiência como docente nesse contexto com tais alunos.