dc.contributor.advisor | Macena, Ivone Rodrigues, 1973- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.creator | Gonzaga, Regiane Bueno | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-21T13:29:45Z | |
dc.date.available | 2024-10-21T13:29:45Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/90335 | |
dc.description | Orientadora: Ivone Rodrigues Macena Barossi | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A autora quer mostrar que o papel social da Biblioteca Comunitária do Candonga, também pode contribuir na comunidade escolar. Olhar para o espaço não formal de educação como um lugar de apoio pedagógico, com o objetivo de tornar-se uma ferramenta que auxilia as escolas locais. Os estudantes poderão desenvolver temáticas socioambientais, melhorando a sua aprendizagem sob a ótica dos conteúdos de Ciências. O trabalho inicial será de investigar as demandas das escolas locais, e a Biblioteca Comunitária do Candonga poderá ser uma estratégia metodológica de apoio aos estudantes da comunidade do campo do Rio Sagrado no Município de Morretes – Paraná. A Biblioteca Comunitária é um espaço idealizado pela terceira idade para os sujeitos da comunidade, adultos, jovens e crianças, mas o projeto quer ampliar essas possibilidades para além da pesquisa, para que os educandos possam apropria-se do espaço para pensar a sua realidade, agregando na sua formação. A biblioteca será uma ponte do saber entre a escola e os educandos, trazendo o meio ambiente, a biodiversidade da comunidade, observando e aprendendo no entorno da escola, analisando de forma que se faça sentido a sua aprendizagem, ocorrendo de maneira interdisciplinar de acordo com as demandas elaboradas nas escolas locais. No campo educacional os espaços não formais de educação complementam os espaços formais, colaborando na construção do conhecimento | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (24 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Bibliotecas e comunidade | pt_BR |
dc.subject | Educação - Comunidade escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.title | Biblioteca comunitária do candonga como estratégia metodológica nas escolas do campo no município de Morretes - Paraná | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |