• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Mediação de leitura na escola : a formação do leitor literário com livros infantis de uma autora curitibana

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - LIGIANE LIS LANGUE.pdf (7.652Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Langue, Ligiane Lis
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A pesquisa de abordagem etnográfica investigou a formação do leitor literário em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental I, em uma escola pública do município de Curitiba. Os objetivos incluíram refletir sobre a relevância da mediação de leitura para a formação do leitor literário, analisar os efeitos das mediações e a interação dos estudantes com obras infantis da autora curitibana Josiane Bibas. O estudo apoia-se nas teorias de Reuven Feuerstein e a Experiência de Aprendizagem Mediada, além das propostas didático-metodológicas, como animações de leitura de Poslaniec (2006) e estratégias de leitura de Girotto e Souza (2010). As técnicas de pesquisa escolhidas envolveram a pesquisadora de forma imersiva em campo mediante observação-participante, anotações em diário de campo, a realização de entrevistas com os estudantes, duas professoras e a autora Josiane Bibas, a produção de desenhos e escritas pelos estudantes. As práticas de mediação de leitura implementadas contribuíram para uma maior consciência das habilidades de pensamento nos estudantes, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento da metacognição. Além disso, a animação de leitura intitulada "Trazer um escritor à escola" permitiu desmistificar a figura do autor, proporcionando aos estudantes uma compreensão mais próxima e pessoal da escrita literária. Destaca-se ainda que a mediação de leitura apresentou vantagens significativas na formação de leitores, promovendo uma relação mais afetiva e interessada com os livros selecionados. O mediador desempenha um papel fundamental nesse processo, atua como um facilitador experiente, capaz de estimular a motivação, a reflexão e a conexão dos estudantes com os textos literários, promovendo assim o desenvolvimento da autonomia, criticidade e sensibilidade.
     
    Abstract: The ethnographic approach research investigated the formation of literary readers in a 2ndgrade class of Elementary School I, at a public school in the city of Curitiba. The objectives included reflecting on the relevance of reading mediation for the formation of literary readers, analyzing the effects of these mediations, and examining the interaction of students with children's books by Curitiba author Josiane Bibas. The study is based on the theories of Reuven Feuerstein and the Mediated Learning Experience, as well as didactic-methodological proposals such as Poslaniec's (2006) reading animations and Girotto and Souza's (2010) reading strategies. The chosen research techniques involved the researcher immersing herself in the field through participant observation, field diary notes, interviews with students, two teachers, and the author Josiane Bibas, along with the production of drawings and writings by the students. The implemented reading mediation practices contributed to a greater awareness of thinking skills among the students, especially in the development of metacognition. Furthermore, the reading animation entitled 'Bringing a Writer to School' helped demystify the figure of the author, giving students a closer and more personal understanding of literary writing. It is also worth noting that reading mediation showed significant advantages in forming readers, fostering a more affectionate and interested relationship with the selected books. The mediator plays a fundamental role in this process, serving as an experienced facilitator who stimulates motivation, reflection, and students' connection with literary texts, thereby promoting the development of autonomy, critical thinking, and sensitivity.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/90118
    Collections
    • Dissertações [1008]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV