VII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2015): Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-40 of 77
-
Vogue: a construção de gênero nos anúncios de moda em revistas
(2015-09-11)Este trabalho é um recorte de uma pesquisa que está em curso cuja perspectiva é abarcar a análise de anúncios publicitários de moda em quatro revistas, Vogue, Men’s Health, GQ e Women’s Heath, problematizando as proposições ... -
Lá fora e aqui dentro: a cobertura sobre o tema da imigração no telejornalismo
(2015-09-11)Este artigo observa de que forma são tratadas as notícias sobre o tema da imigração por meio de uma análise de conteúdo dos noticiários Bom Dia Brasil e Jornal Nacional durante os meses de maio e junho de 2015. De forma a ... -
A libertação do cabelo crespo: o papel das mídias sociais na desconstrução do ideal estético capilar euro-brasileiro
(2015-09-11)No ideal de estética euro-brasileiro, a mulher negra foi colocada em posição de inferioridade, recorrendo a produtos para controle capilar a fim de assemelhar-se à mulher branca. Com o advento das mídias sociais e a ... -
As manifestações emotivas no Facebook
(2015-09-11)Este resumo tem objetivo de analisar a usabilidade da rede Facebook como um espaço das manifestações emotivas após a finitude de uma vida. A relevância desse universo tecnológico em entender como as pessoas usam a internet ... -
Desafios da comunicação sobre mudanças climáticas: o olhar das fontes de informação e dos jornalistas da gazeta do povo
(2015-09-11)Este texto apresenta as percepções das fontes de informação e dos jornalistas da Gazeta do Povo, principal jornal do estado do Paraná, sobre as dificuldades relacionadas com a cobertura das mudanças climáticas, um tema que ... -
A NARRATIVA DA MARCA DIOR NA CINEMATOGRAFIA DAS DÉCADAS DE 1950 E 1960
(2016-05-20)O presente trabalho apresenta os resultados obtidos por meio de uma pesquisa de iniciação científica promovida pelo programa PIBIC do CNPq. Criada na França durante o pós Segunda Guerra Mundial, a marca de moda Dior é até ... -
Revolta urbana, blac bloc e cartaz de protesto: uma análise discursiva bakhtiniana
(2015-09-11)Este artigo tem como objetivo: analisar como se dá o funcionamento discursivo de um cartaz de protesto do “Blac Bloc”. O grupo teve destaque na terceira e última fase das jornadas de junho de 2013, período que Gohn, (2014, ... -
"ANÁLISE DO ENQUADRAMENTO DA CANDIDATURA DOPALHAÇO TIRIRICA NO PERÍODO PRÉ-ELEITORAL DE2010"
(2015-09-23)"O artigo em questão é uma análise do enquadramento midiático da candidatura do palhaçoTiririca a Deputado Federal pelo estado de São Paulo no período pré-eleitoral de 2010.Naquele ano, este candidato obteve a segunda maior ... -
LTI – UMA ANIMAÇÃO SOBRE A ARTE COMO PROPAGANDA NAZISTA
(2015-09-23)"Vivemos em um mundo em que o dinamismo está presente nas mais diferentes formas deComunicação. A mídia, cada vez mais acessível, se expande através de uma saturação deimagens, e propagação de ideias todas carregadas de ... -
"OS MEDIA POPULARES DE MASSA E O REFERENDO SOBRE A INTERRUPÇÃOVOLUNTÁRIA DA GRAVIDEZ EM PORTUGAL"
(2015-09-23)"Este artigo analisa como a imprensa popular de Portugal acompanhou o referendo queperguntou à população sobre a legalidade da Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG), queaconteceu no ano de 2007, naquele país. Estuda o ... -
"OS CORONÉIS E AS PROPRIEDADES MIDIÁTICASUMA ANÁLISE DA CONCENTRAÇÃO DO PODER MIDIÁTICO NACIONAL"
(2015-09-23)"Este artigo visa fazer uma breve análise do campo midiático brasileiro e paranaense, tendo emvista seus predicados ímpares e díspares aos dos países europeus, norte-americanos e,principalmente, sul-americanos, motivados ... -
"REDES SOCIAIS X MÍDIA TRADICIONAIS: A COBERTURA JORNALÍSTICA NAREVOLTA DOS 20 CENTAVOS"
(2015-09-23)"Este projeto visou analisar e discorrer sobre a semana das manifestações que ocorreram emjunho de 2013 e ficaram conhecidas como a “Revolta do Vinagre” ou “Revolta dos 20centavos”. Como foco principal, analisamos o discurso ... -
"Juventude e Violência: da violação à garantia de direitos dos jovens naesfera pública"
(2015-09-23)"A associação linear entre as características da população com os lugares onde vivem temdefinido o grau de vulnerabilidade territorial, demarcando as diferenças e as desigualdadessociais. Entretanto, a inexistência e/ou a ... -
MUDANÇA ESTRUTURAL NA DEMOCRAICA: JORNALISMO EM CRISE
(2015-09-23)"O jornalismo passa por mudanças estruturais tanto no seu aspecto econômico quantono profissional. Este processo configura uma crise, no sentido atribuído por Edgar Morin aotermo. Um novo paradigma começa emergir e, junto ... -
"A NOVA REVOLTA DA VACINA? UMA ANÁLISE SOBRE OS COMENTÁRIOS NOFACEBOOK DO MINISTÉRIO DA SAÚDE DURANTE A CAMPANHA DEVACINAÇÃO DO HPV"
(2015-09-23)"A implementação da vacina do HPV no Brasil se revelou um processo complexo permeado decontrovérsias científicas e públicas. Voltada a adolescentes e em três doses, a vacinação járealizou a aplicação das duas primeiras e ... -
"A FABRICAÇÃO DO HERÓI –UMA ANÁLISE DA JUSTIFICATIVA PARLAMENTAR PARA APROPOSITURA DE NOMES PARA O LIVRO DOS HERÓIS DA PÁTRIA"
(2015-09-23)"O presente trabalho tem como objeto a justificativa dos projetos de lei para a inscrição denomes no Livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Pátria e da LiberdadeTancredo Neves, em Brasília e visa compreender ... -
"AS MOLDURAS POSSÍVEIS PARA O PETROLÃO:UMA ANÁLISE DE ENQUADRAMENTO DE CARTA CAPITAL E VEJA"
(2015-09-23)"Este artigo tem como objetivo verificar quais foram os enquadramentos realizados pelasrevistas Veja e Carta Capital a respeito da operação Lava-Jato. Enquadramento é um conceitoamplo que começou a ser utilizado no campo ... -
O DESAFIO DA QUESTÃO DE GÊNERO NO ENSINO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA: QUANDO A DEMANDA VEM DO ALUNO
(2015-09-23)A questão de gênero vem sendo amplamente debatida em trabalhos e grupos de pesquisa do campo da Comunicação. Em busca de compreender como a temática se dá no contexto do Ensino de Publicidade e Propaganda, este artigo ... -
"VIM SÓ PRA VER OS COMENTÁRIOS: OPINIÕES DE LEITORESNA EDITORIA FOLHA PODER NO FACEBOOK"
(2015-09-23)"Este artigo investiga as características dos comentários mais curtidos e com maior repercussãoentre os leitores da editoria Folha Poder, do jornal Folha de São Paulo, publicados na páginado Facebook. A pesquisa foi realizada ... -
"DIVERSIDADE DE GÊNERO E MARKETING ELEITORAL: ANÁLISE DASPROPOSTAS DE GOVERNO DA CANDIDATA À PRESIDÊNCIA LUCIANAGENRO PARA MULHERES E LGBTS"
(2015-09-23)"Este estudo tem por objetivo analisar como os direitos das mulheres e LGBTs foram pautadosenquanto propostas da candidata à presidência da República em 2014 Luciana Genro (PSOL).Para isso, parte-se da discussão sobre o ...