Cyberbullying entre universitários : características e relações com o suporte social percebido
Abstract
Resumo: Nem sempre os universitários sabem como se relacionar em pares de modo saudável. Tradicionalmente compreende-se que já desenvolveram autonomia e maturidade, mas por vezes reagem violentamente. Dentre as problemáticas, na universidade, há situações de vitimização por cyberbullying. Violência que acomete pessoas de diferentes idades, como jovens e adultos, não sendo restrita à infância. Trata-se de um tipo de agressão que ocorre pelas tecnologias de comunicação, acarretando consequências danosas psicológica e fisicamente. É importante contar com o suporte social para o enfrentamento do cyberbullying. Este, é um apoio proveniente de alguém significativo, que auxilia promovendo segurança, redução de estresse e ansiedade. Tem-se como objetivo geral, analisar a prevalência do cyberbullying entre universitários na perspectiva de autores, alvos e testemunhas, as possíveis diferenças de grupos e a relação com o suporte social percebido. Organizou-se a pesquisa em dois estudos. No estudo 01 objetivou-se identificar produções científicas sobre cyberbullying entre universitários, grupos envolvidos e a relação com o suporte social percebido. No estudo 02, objetivou-se identificar as percepções e a prevalência do cyberbullying entre universitários na perspectiva de autores, alvos e testemunhas e relacionando com o suporte social percebido. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo e qualitativo. Para alcançar os objetivos do estudo 01 revisou-se artigos selecionados em diferentes bases de dados sobre o cyberbullying entre universitários envolvendo estudantes de grupos minoritários ou sobre o cyberbullying entre universitários e o suporte social percebido. Os resultados evidenciaram que mulheres e pessoas não heterossexuais tendem a ser mais alvo das vitimizações, embora não haja consenso na literatura sobre a diferença da vitimização entre estudantes que pertencem ou não de algum grupo minoritário. Para alcançar os objetivos do estudo 02, estudantes de graduação da UFPR foram convidados a responder um questionário online. No total, 319 estudantes participaram do estudo. Os resultados indicam que há situações de cyberbullying entre os universitários, em maior quantidade entre testemunhas e vítimas.. Não foram identificadas diferenças significativas entre os estudantes dos grupos minoritários, apenas entre ingressantes e estudantes em anos intermediários. Verificou-se relação estatística significativa negativa entre testemunhas/vítimas de cyberbullying e o suporte de amigos e também entre testemunhas/vítimas de cyberbullying e o suporte de professores. Os resultados obtidos neste estudo suportam a hipótese de que há prevalência de cyberbullying entre universitários e o suporte social percebido é um fator relevante, principalmente de amigos. Já a hipótese de maior prevalência de cyberbullying entre estudantes dos grupos minoritários não foi confirmada. A universidade deve garantir um espaço que promova segurança e proteção para os estudantes, contribuindo para o seu desenvolvimento intelectual e relacional. Capaz de elaborar estratégias de conscientização e educação para a convivência ética e democrática. Abstract: College students don't always know how to relate in pairs in a healthy way. Traditionally, it is understood that they have already developed autonomy and maturity, but sometimes they react violently. Among the problems at the university, there are situations of victimization by cyberbullying. Violence that affects people of different ages, such as young people and adults, is not restricted to childhood. It is a type of aggression that occurs through communication technologies, resulting in psychologically and physically harmful consequences. It is important to have social support to face cyberbullying. This is support from a significant other, who helps by promoting security, reducing stress and anxiety. The general objective is to analyze the prevalence of cyberbullying among university students from the perspective of perpetrators, targets and witnesses, possible differences between groups and the relationship with perceived social support. The research was organized into two studies. Study 01 aimed to identify scientific productions on cyberbullying among university students, groups involved and the relationship with perceived social support. In study 02, the objective was to identify the perceptions and prevalence of cyberbullying among university students from the perspective of authors, targets and witnesses and relating it to perceived social support. This is a cross-sectional, quantitative and qualitative study. To achieve the objectives of study 01, selected articles in different databases on cyberbullying among university students involving students from minority groups or on cyberbullying among university students and perceived social support were reviewed. The results showed that women and non-heterosexual people tend to be more victims of victimization, although there is no consensus in the literature about the difference in victimization between students who belong or not to a minority group. To achieve the objectives of study 02, UFPR undergraduate students were invited to answer an online questionnaire. In total, 319 students participated in the study. The results indicate that there are situations of cyberbullying among university students, in greater numbers among witnesses and victims. No significant differences were identified among students from minority groups, only between freshmen and students in intermediate years. There was a significant negative statistical relationship between witnesses/victims of cyberbullying and support from friends and also between witnesses/victims of cyberbullying and support from teachers. The results obtained in this study support the hypothesis that there is a prevalence of cyberbullying among university students and perceived social support is a relevant factor, especially from friends. The hypothesis of a higher prevalence of cyberbullying among students from minority groups was not confirmed. The university must guarantee a space that promotes safety and protection for students, contributing to their intellectual and relational development. Capable of developing awareness and education strategies for ethical and democratic coexistence.
Collections
- Dissertações [939]