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dc.contributor.advisorSammarco, Yanina Micaelapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorFarias, Aline Burdapt_BR
dc.date.accessioned2024-09-28T04:36:33Z
dc.date.available2024-09-28T04:36:33Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89981
dc.descriptionOrientador: Prof. Dra. Yanina Micaela Sammarcopt_BR
dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A maneira que a humanidade tem se relacionado com o meio ambiente tem se modificado desde o início da sua existência. A maior mudança ocorreu depois da Revolução Industrial quando o ser humano passou a retirar da natureza muito mais do que era necessário tanto para sua sobrevivência quanto para matéria prima na geração de produtos. A sensibilização e transformação do pensamento no que se refere ao meio ambiente, são dadas pela percepção do ambiente em que se está inserido e, a partir destas, é que pode se gerar a modificação de ações cotidianas mais sustentáveis. É nesse sentido que a Educação Ambiental pode auxiliar na reflexão crítica e construção do conhecimento. A partir de processos comunicativos, a Educação Ambiental pode ser uma ferramenta importante frente aos problemas socioambientais que estão, a cada dia, mais evidentes. Um assunto social de grande importância são as Doenças Negligenciadas que resultam anualmente entre 500 mil a 1 milhão de óbitos em todo o mundo, das quais crianças e adolescentes vivendo em situações de pobreza possuem maior predisposição a serem infectadas. Tratar temas como as Doenças Negligenciadas em sala de aula de maneira educadora e vivencial que favoreça o processo ensino-aprendizagem, capacita os estudantes a analisar o estilo de vida que estão levando, orienta sobre formas de infecção, prevenção, e quais são as possíveis soluções. Muitas das formas de prevenção estão sob responsabilidade do Poder Público, como por exemplo, o investimento em saneamento básico. No entanto, existem atitudes a serem tomadas pelos cidadãos que podem, a longo prazo, ser eficazes na sustentabilidade socioambiental, contribuindo também com a qualidade de vida da população. Sendo assim, um ambiente que pode facilitar na multiplicação de informações, são as escolas. Nelas, pode ocorrer a promoção da saúde através do ensino de ações a serem tomadas em busca da melhoria da saúde individual e coletiva. Para tanto, é necessário estudar a relação entre as Doenças Negligenciadas e abordagens educadoras, como a Educação Ambiental, que possam trazer um aprendizado contextualizado e dinâmico. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo estudar este tema transversal com a finalidade de desenvolver um material didático de Educação Ambiental sobre Doenças Negligenciadas que possa ser utilizado para facilitar a produção do conhecimento de forma lúdica e vivencialpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectDoençaspt_BR
dc.titleEducação ambiental e doenças negligenciadas no ensino de Biologiapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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