Vitimização entre pares, clima escolar e problemas emocionais em adolescentes do ensino médio
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Data
2024Autor
Lima, Celia Socorro dos Santos Pietrobelli
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Resumo: A vitimização entre pares é um fenômeno que impacta significativamente a saúde emocional dos jovens, assim como a qualidade do ambiente escolar. Estudos afirmam que esses problemas influenciam negativamente o cotidiano e a vida acadêmica desses adolescentes, afetando seu desempenho escolar e suas relações sociais. O principal objetivo desta pesquisa foi investigar a relação entre a vitimização entre pares e o clima escolar e como estes estão associados a problemas emocionais entre estudantes do ensino médio. Os dados foram extraídos de autorrelatos de um estudo realizado sobre o Clima Escolar do Instituto Federal do Paraná em 2019. Hipotetizouse no estudo atual, que a vitimização entre pares está positivamente associada aos problemas emocionais dos estudantes e que um clima escolar percebido como autoritativo (suporte, estrutura disciplinar) está negativamente associado a esses problemas emocionais. Participaram do estudo 2791 estudantes do ensino médio de 25 escolas do estado do Paraná, com idades entre 14 e 50 anos (média = 16,72; DP = 1,91). As medidas foram obtidas através de um questionário de autorrelato aplicado aos alunos, abordando dados sociodemográficos; vitimização entre pares; suporte e estrutura disciplinar; e indicadores de depressão e ansiedade. Os dados foram submetidos a análises estatísticas descritivas, correlação de Pearson, teste t independente e regressão linear múltipla. Os resultados indicam associações significativas entre a vitimização entre pares presencial e os indicadores de depressão e ansiedade. Quanto ao clima escolar, os resultados revelaram que, na amostra analisada, foi indicado um ambiente mais propício para uma convivência harmoniosa. Apesar dos resultados indicarem para um clima escolar com suporte, estrutura disciplinar, recomenda-se a implementação de ações para mitigar problemas emocionais e situações de vitimização entre pares, que ainda estão presentes neste ambiente escolar. Abstract: Peer victimization is a phenomenon that significantly impacts the emotional health of young people, as well as the quality of the school environment. Studies claim that these problems negatively influence the daily and academic lives of these adolescents, affecting their school performance and social relationships. The main objective of this research was to investigate the relationship between peer victimization and school climate and how these are associated with emotional problems among high school students. The data was extracted from self-reports of a study carried out on the School Climate of the Federal Institute of Paraná in 2019. It was hypothesized in the current study that peer victimization is positively associated with students' emotional problems and that a school climate perceived as authoritative (support, disciplinary structure) is negatively associated with these emotional problems. The study involved 2791 high school students from 25 schools in the state of Paraná, aged between 14 and 50 (mean = 16.72; SD = 1.91). The measures were obtained through a self-report questionnaire applied to the students, covering sociodemographic data; peer victimization; disciplinary support and structure; and indicators of depression and anxiety. The data was submitted to descriptive statistical analysis, Pearson's correlation, independent t-test and multiple linear regression. The results indicate significant associations between face-to-face peer victimization and indicators of depression and anxiety. As for the school climate, the results showed that the sample analyzed indicated an environment that was more conducive to harmonious coexistence. Although the results indicate a supportive school climate and disciplinary structure, it is recommended that actions be implemented to mitigate emotional problems and situations of victimization among peers, which are still present in this school environment.
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