O acesso do produtor familiar ao mercado de derivativos
Resumo
Resumo: Com a finalidade de entender a relação do produtor familiar com o mercado de derivativos, esse trabalho teve como objetivo entender a acessibilidade por parte do agricultor familiar ao mercado de derivativos, dando ênfase ao mercado futuro. Para isso foi utilizado o método descritivo, em que o embasamento foi feito através de pesquisas bibliográficas em livros, artigos científicos, informativos e outros meios. E o entendimento proporcionado é que embora o produtor rural tenha naturalmente uma exposição aos mais diversos riscos, o mercado de derivativos se mostra como uma boa alternativa para gerenciar o risco de preços do qual o produtor rural está exposto e assim proporcionar maior estabilidade financeira e também melhorar seu planejamento, porém, infelizmente essa é uma ferramenta pouco difundida entre os produtores familiares. E esse trabalho gera a conclusão que os principais motivos pela não utilização dos derivativos por parte desses produtores são: baixo grau de escolaridade, desconhecimento sobre gestão da comercialização, indisponibilidade tecnológica, falta de conhecimento sobre a ferramenta e o acúmulo dos serviços operacionais da propriedade rural com o de gestão. E nesse sentido, é necessário gerar uma proximidade da agricultura familiar e facilitar seu acesso ao mercado de derivativos Abstract: In order to understand the relationship between the family producer and the derivatives market, this work aimed to understand the accessibility of the family farmer to the derivatives market, emphasizing the futures market. For this, we used the descriptive method, in which the basis was made through bibliographic searches in books, scientific articles, informative and other means. And the understanding is that although the farmer naturally has exposure to the most diverse risks, the derivatives market is a good alternative to manage the price risk to which the farmer is exposed and thus provide greater financial stability and also improve their planning, however, unfortunately this is a poorly used tool among family farmers. And this work leads to the conclusion that the main reasons for the non-use of derivatives by these producers are: low educational level, lack of knowledge about marketing management, technological unavailability, lack of knowledge about the tool and the accumulation of natural services of rural property. with the management. And in this sense, it is necessary to create a proximity of family farming and facilitate its access to the derivatives market