A formação inicial de professores e professoras de inglês para crianças : percepções de egressas do curso de licenciatura em letras inglês da UTFPR
Resumo
Resumo: O objetivo desta dissertação é investigar a formação inicial de professores/as de inglês para crianças, egressos/as do Curso de Licenciatura em Letras Inglês da UTFPR - campus Curitiba. A investigação partiu da discussão sobre uma lacuna existente na formação inicial desses profissionais. Em seu aporte teórico, a pesquisa é pautada em reflexões sobre os sentidos de formação docente e apresenta análise de documentos nacionais que informam aspectos significativos tanto da formação em Licenciatura quanto do ensino de línguas estrangeiras no país. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa fez uso de um questionário semiestruturado e contou com a participação de 11 professoras de inglês para crianças egressas desse Curso, para compreender suas percepções em relação à experiência da Licenciatura e desafios enfrentados na atuação profissional. A pesquisa é de natureza qualitativa e interpretativista e seus resultados indicam que as participantes consideram a formação em Letras necessária para o ensino de inglês para crianças, apesar de estarem conscientes das lacunas em sua formação. Os principais obstáculos incluem a falta de experiência prática, a escassez de disciplinas específicas e a ausência de uma base teórica sólida. Essas percepções ressaltam a necessidade de revisão nos currículos dos cursos de Letras para proporcionar uma formação mais abrangente e contextualizada. Além disso, as participantes destacam a dualidade que percebem no Curso de Letras entre formar e não formar professores de inglês para atuarem com crianças. Este estudo contribui para a reflexão sobre políticas educacionais e práticas de formação docente, visando melhorias na formação de professores para o ensino de inglês para crianças e, consequentemente, ampliando a valorização da educação linguística na Educação Básica. Abstract: The aim of this dissertation is to explore the pre-service education of English teachers for children who graduated from the Letras Course at UTFPR - Curitiba campus. The research was motivated from the discussion about an existing gap in the pre-service teacher education of these professionals. Its theoretical framework is based on discussions about the meanings of teacher education. The research also presents an analysis of some of the national documents that inform significant aspects of both teacher education programs and the teaching of foreign languages in the country. Drawing on a qualitative research approach, the study used a semi-structured survey and involved the participation of 11 English teachers for children who graduated from that Course. The survey focused on how the participants understand their own perceptions regarding the Letras Course experience and some of the challenges they faced in their professional practices. The research is qualitative and interpretative, and its findings indicate that the participants consider the pre-service education in Letras Course necessary for teaching English to children despite being aware of the gaps of their education. The main obstacles include the lack of practical experience, the scarcity of specific subjects, and the absence of a solid theoretical foundation in their curriculum. These perceptions highlight the need for a curriculum review in Letras Courses in order to provide a more comprehensive and contextualized education. This study contributes to the ongoing discussion on educational policies and teacher education practices. Consequently, it can lead to improvements in the educational field provided for teachers who teach English for children, thus enhancing the value and importance of linguistic education in Basic Education.
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