Reflexos do currículo de letramento literário do município de Piraquara-PR na formação de professores e de leitores
Resumo
Resumo: O objetivo desta pesquisa é investigar como as orientações presentes no Currículo de Letramento Literário de Piraquara-PR têm influenciado a prática dos professores em sala de aula em prol da formação de leitores literários. A metodologia adotada para o desenvolvimento da pesquisa foi a abordagem qualitativa em educação do tipo etnográfica. O estudo foi realizado em uma escola municipal de Piraquara- PR, região metropolitana de Curitiba, no segundo semestre de 2022, ao longo de cinco meses, durante as aulas de Letramento Literário que ocorriam uma vez por semana na turma do 5º ano do ensino fundamental I. Os participantes foram 26 alunos, 3 professoras, 2 coordenadoras de Letramento Literário e a criadora do Projeto Linha de Leitura. A fundamentação teórica respalda-se nos paradigmas da literatura, com foco nas práticas do letramento literário (Cosson, 2006, 2020, 2022; Paulino; Cosson, 2009); nos conceitos de literatura (Candido, 2004; Lajolo, 1989; Zilberman, 2012; Cademartori, 2010; Coelho, 2008); nos aspectos da adequada e da inadequada escolarização da literatura (Soares, 2006); na importância da formação do professor para o trabalho com a literatura (Saldanha; Amarilha, 2018; Saldanha, 2022); na escrita literária na escola e a construção de uma postura de autor (Tauveron, 1999, 2014; Cerrillo, 2008); e nas teorias sobre currículo (Silva, 1999; Arroyo, 2007; Sacristán, 2013). Os dados foram coletados por meio da análise de documentos, das observações-participantes, dos registros em diário de campo durante as aulas de Letramento Literário, do empréstimo de livros na biblioteca da escola, como também pela gravação de entrevistas e registros fotográficos, além da implantação de uma sequência didática expandida que culminou na produção da escrita de um conto. Os dados indicam que o Currículo de Letramento Literário é um marco no município, e que as orientações presentes nele e nas formações continuadas têm contribuído para a melhoria das práticas dos professores no que diz respeito ao desenvolvimento das aulas de Letramento Literário e para a formação de leitores. Abstract: The objective of the research is to investigate how the guidelines present in the Literary Literacy Curriculum (original in Portuguese, Currículo de Letramento Literário) of Piraquara-PR have influenced the practice of teachers in the classroom in favor of training literary readers. The methodology adopted for the development of the research was the ethnographic qualitative approach. The study was carried out in a municipal school in Piraquara- PR, metropolitan region of Curitiba, and took place during the second semester of 2022, over five months, during Literary Literacy classes that took place once a week in a class of the 5th year of elementary school I. The participants were 26 students, 3 teachers, 2 Literary Literacy coordinators, and the creator of the Linha de Leitura Project. The theoretical foundation encompasses literature paradigms, focusing on literary literacy practices (Cosson, 2006, 2020, 2022; Paulino; Cosson, 2009); on the concepts of literature (Candido, 2004; Lajolo, 1989; Zilberman, 2012; Cademartori, 2010; Coelho, 2008); on the aspects of adequate and inadequate schooling of literature (Soares, 2006); on the importance of teacher training for working with literature (Saldanha; Amarilha, 2018; Saldanha 2022); on literary writing at school and the construction of an authorial posture (Tauveron, 1999, 2014; Cerrillo, 2008); and on theories about curriculum (Silva, 1999; Arroyo, 2007; Sacristán, 2013). Data were collected through document analysis, participant observations, field diary records during literary literacy classes, book borrowings from the school library, as well as recording interviews and photographic records. Furthermore, an expanded didactic sequence was implemented aiming to contribute to the formation of the literary reader, with impacts on the literary writing of the students who produced, at the end of the study, the writing of a short story. The data show that the Literary Literacy Curriculum is a landmark in the municipality and that the guidelines present in it and in continuing training have contributed to the improvement of teachers' practices concerning the development of literary literacy classes and the training of readers.
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