O poder do marketing olfativo : estratégias sensoriais e o impacto na decisão de compra
Resumo
Resumo: A aplicação do marketing passou a ter uma enorme abrangência nas empresas contemporâneas e as mídias tradicionais têm sido, em muitos casos, aplicadas em segundo plano. Com o surgimento do marketing olfativo (originado no campo da neurociência do consumo), o marketing possibilita experienciar uma visão diferente do produto, quando encaminha a compra pelo aroma. O aroma do produto tornou-se parte da identidade da marca, tal como ocorre com as sandálias Melissa, da marca de calçados brasileira Grendene, que tem um forte apelo sensorial através do olfato. Assim, o presente estudo visa analisar a influência do marketing olfativo na decisão de compra dos consumidores das sandálias Melissa. Trata-se de uma abordagem através de estudo de caso que justifica-se em função de que o aroma das sandálias foi criado exclusivamente para o produto, visando destacá-lo de outros similares. Os resultados do estudo apontam que o aroma possui uma forte presença na evolução e crescimento de uma empresa, porém, o mesmo deve estar diretamente alinhado aos valores e identidade buscada pela marca para que tenha sucesso, tal como ocorreu com a marca estudada
Collections
- MBA em marketing [317]