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dc.contributorMottin, Thamiris Reginapt_BR
dc.contributor.advisorJohn, Valquíria Michelapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.creatorFerro, Cristina Leticiapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-02T13:17:44Z
dc.date.available2024-08-02T13:17:44Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89174
dc.descriptionOrientador: Profª Drª Valquíria Michela Johnpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Curso de Graduação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este artigo realiza uma análise comparativa entre dois conjuntos imagéticos que se utilizam da estética do grotesco: a campanha Gift Shop da Balenciaga e as pinturas de Goya, considerando seus respectivos contextos socioculturais e históricos, com o intuito de discutir o uso do grotesco na publicidade e entender a estratégia do choque e sua repercussão dentro do contexto social. O desenho metodológico da pesquisa se norteia pela perspectiva da análise comparativa (Fachin, 2006) e a técnica utilizada é a de análise da imagem, proposta por Martine Joly (2007), considerando seu modo de produção de sentidos. Como operadores teóricos para a construção do modelo de análise, partimos das discussões sobre o Grotesco como linguagem na Arte e na Comunicação. A pesquisa verificou as características em comum nas definições do grotesco de Kayser, Eco e Sodré, reafirmando seu sentido artístico, e as características do sensacionalismo de Danilo Angrimani. O primeiro, com aspectos artísticos, se fez presente no grotesco das obras de Goya e o segundo, sensacionalista, se revelou na campanha analisada, representando também um ataque aos direitos fundamentais da infânciapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectArte comercialpt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectArte e indústriapt_BR
dc.titleA campanha gift shop Balanciaga e as pinturas de Goya : um estudo comparativo dos papéis do grotescopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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