Abordagens das etnociências no ensino de ciências e biologia
Resumo
Resumo : A ciência moderna considera como válido somente o conhecimento científico, produzido nas universidades e instituições de pesquisa. No entanto, é preciso desfazer a distinção dicotômica que ocorre entre as ciências naturais e sociais de maneira que ocorra a inclusão de outros conhecimentos construídos de maneira não formal, como em comunidades de pescadores, em espaços de tomada de decisões. As etnociências buscam produzir ciência de forma que haja diálogo entre os saberes tradicionais e científicos. A escola é uma peça importante no processo de interlocução de saberes, assim como na luta dos povos tradicionais para garantir seus direitos, para isso é necessária uma formação docente que valorize esse diálogo. O objetivo desta pesquisa foi identificar a abordagem das etnociências em estudos relacionados ao ensino de ciências e biologia, com enfoque em comunidades de pescadores. Para isso foi feita uma busca sistemática da literatura via acesso remoto ao sistema Cafe (Comunidade Acadêmica Federada), disponível na plataforma CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), utilizando descritores primários "Ensino Ciência", "Ensino Biologia", "Educação Diferenciada", combinados com descritores secundários "Etnoecologia", "Etnobiologia" e "Pesca Artesanal". Foi feita uma análise quantitativa e qualitativa dos artigos encontrados. Na quantitativa, os artigos foram analisados quanto o ano de publicação, idioma e revista publicada, tanto de maneira geral quanto para cada descritor primário. Na análise qualitativa, inicialmente foi feita a leitura dos resumos, sendo considerados apenas aqueles trabalhos que relacionavam as etnociências à educação. Foi feita análise integral dos artigos restantes, que foram categorizados de acordo com o enfoque principal do trabalho. Por meio desta pesquisa, pode-se perceber que a maioria dos artigos que abordava as etnociências, estava baseada na validação dos conhecimentos dos alunos. Outros propunham a construção de materiais didáticos, mas poucos consideraram realmente o conhecimento dos alunos e moradores das comunidades em processos mais dialógicos. Alguns artigos levantaram a discussão sobre a importância da legitimação do conhecimento tradicional na formação docente e formulação de políticas públicas que atendam as necessidades dessas comunidades. Por meio dessa pesquisa, pode-se perceber que é necessário mais estudos que envolvam a abordagem da etnoecologia e etnobiologia no ensino de ciências e biologia
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