Ensino de ciências da natureza e perspectiva Waldorf : um panorama teórico
Resumo
Resumo : Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo sobre o ensino de ciências naturais na pedagogia Waldorf, focando nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). Para isso se analisará o conteúdo escolar dos presentes anos e a metodologia empregada, comparando com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia utilizada foi a Pesquisa Bibliográfica, com foco na análise documental. Os resultados apontam que a metodologia adotada pela BNCC é a da investigação, enquanto que a da Pedagogia Waldorf é a fenomenologia de Goethe, que se baseia em três passos: a observação do fenômeno em todos os sentidos, a elaboração dos resultados dessa observação e a conclusão sobre o que ocorre no fenômeno. Quanto aos conteúdos, a BNCC divide os conteúdos de ciências em três unidades temáticas:Terra e Universo, Vida e Evolução, Matéria e Energia, enquanto a Pedagogia Waldorf divide em Fisica, Química e Ciências. Concluiu-se que a pedagogia Waldorf pode ser considerada uma alternativa ao ensino tradicional uma vez que trata o aluno como único e diferente, exercitando a liberdade, criatividade, independência e o pensamento crítico
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