• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Em busca do manifesto discente : um estudo no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Paraná

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    D - D - SONIA MARIA BREDA.pdf (6.120Mb)
    Data
    1998
    Autor
    Breda, Sonia Maria
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Estudo de valorização do manifesto discente ambientado no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Expõe a concepção do processo educativo e o papel do aluno nas pedagogias tradicional, escolanovista, tecnicista, com ênfase ao pensamento progressista, móvel da pesquisa. Problematiza a formação em Biblioteconomia na UFPR a partir de uma reflexão, em perspectiva diacrônica, sobre os traços da profissão e a educação do bibliotecário no Brasil. Em campo, adota uma metodologia qualitativa e a técnica da entrevista individual semi-estruturada para colher o depoimento de alunos do 3° e 4° anos e recém-egressos do citado Curso a respeito da graduação vivenciada. Reúne o pronunciamento gravado de 27 participantes escolhidos em uma amostra intencional, emergindo para análise as categorias contornos da motivação discente, o conceito geral atribuído ao Curso, o espaço acadêmico percebido, a experiência curricular vivenciada, imagens do professor conhecido e uma auto-avaliação da participação discente. Relata e interpreta as informações coletadas a fim de revelar as marcas distintivas do Curso e a participação do respectivo estudante, na visão dos pesquisados: uma formação importante, reconhecida pelo embasamento profissional que propicia, porém tradicional, fechada, com ranço tecnicista, defasada em relação a novas tecnologias e mercado de trabalho - dependente de uma série de mudanças, portanto -, levada a cabo por um estudante pouco interessado e participativo, carente de estímulo e maior interação.
     
    Abstract: This study is an appreciation of students' opinions about the Curso de Biblioteconomia of the Universidade Federal do Paraná (UFPR) and their own participation as scholars. It presents an assumption of the educational process and the students' role in the traditional, the humanistic and the technicist schools of thought, and emphasizes the socio-cultural pedagogy which was the framework for the study. The research problem is library education in the Universidade Federal do Paraná from a reflection of the diachronical perspective about this matter in Brazil. The interpretive methodology and the semi-structural interview technique were used in order to collect students' statements about their experience as undergraduates. The sample was of 27 students in the advanced grades and former students. The interviews were recorded and transcribed literally. The main results showed that UFPR library education program is considered important, acknowledged for its professional basis, although closed and technicist, out of step in relation to the new technologies and the job market. The students admitted little interest, faulty participation, a lack of encouragement and interaction.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/89059
    Collections
    • Dissertações [1017]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV