A política de qualificação em serviço dos professores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba na gestão Greca (1993-1996) : entre o discurso da "cultura das elites" e a perspectiva pragmática do trabalho educativo
Resumo
Resumo: Esta dissertação tem por tema as políticas de formação continuada dos professores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. A partir da afirmação da necessidade de uma formação inicial sólida e de qualidade, compreende-se que o trabalho docente exige por sua própria natureza, enquanto trabalho não-material, que o profissional da educação esteja constantemente se atualizando em relação aos conhecimentos produzidos pela sociedade, sendo esta condição implícita para que a função social da escola se efetive: a socialização do conhecimento elaborado/científico à maioria da população. Neste sentido, procurou-se discutir a formação dos professores relacionada à possibilidade de elevação cultural das massas, considerando que a forma e o conteúdo de tal formação poderia trazer influências sobre o mínimo de conhecimento estabelecido pela sociedade capitalista para os trabalhadores em cada determinado momento histórico. A partir da consideração das determinações mais amplas que marcam as políticas educacionais "neoliberais" na década de 90, mas entendendo que por si só, tais determinações não explicam o processo de desvinculamento currículo/formação que parece ter ocorrido histórica e gradativamente na RME de Curitiba da década de 80 aos dias atuais, é que este trabalho procurou investigar como teria se dado o processo de "desconstrução" das políticas que apontavam para o comprometimento com a efetivação da função social da escola, ao mesmo tempo em que, também se afirmava a dimensão política da educação. A escolha do recorte da investigação, a gestão Greca (93/96), levou em conta que este período aparentava conservar aspectos do que teria marcado a década de 80 (a construção do Currículo Básico, a ênfase nos conteúdos de ensino, a qualificação dos professores centrada na indissociabilidade teoria-prática), ao mesmo tempo em que já apresentava elementos do que haveria de marcar os anos 90 (a diversidade de ações voltadas para a formação continuada dos professores, o predomínio da forma, do "como" ensinar, sobre o conteúdo, o "o que" ensinar). Neste sentido, levantou-se a possibilidade de que a gestão 93/96 pudesse ter tido um papel importante no processo de desconstrução das formas postas para a formação dos professores na década de 80 pois, parecia que, naquele determinado momento, teriam se dado os primeiros passos na direção do desvinculamento da relação orgânica currículo/formação. O trabalho destaca o caráter contraditório que a gestão Greca parecia encerrar, na medida em que, assentava-se numa perspectiva "culturalista", que, ao mesmo tempo, se traduzia em políticas marcadas por uma perspectiva pragmática, utilitarista, enfatizando nas ações voltadas à formação docente, o "como ensinar" em detrimento de "o que ensinar", dicotomizando, portanto, a relação conteúdo/forma, além de priorizar a segunda. Abstract: This dissertation deals with the policies of continuing formation of teachers of the Public Municipal Education System of the city of Curitiba. Through the affirmation of the necessity of solid and qualified formation, it is understood that a teacher's work, according to its own nature, while non-material job, regularly requires update, concerning the knowledge, which is produced by society. This is an implicit condition for an effective social function of the school: the socialization of the information, either elaborated or scientific, to most of the population. In this sense, this dissertation tried to discuss the formation of teachers related to the possibility of increasing people's cultural knowledge. Considering that, the form and the subject of such formation could influence workers in each historical moment, at slightest information established by capitalist society. Taking into account the widest determinations that fixed neoliberal educational policies of the 1990's but, accepting that, alone such determinations do not explain the dissolution process of curriculum-formation; which seems to have happened historically and gradually in the Public Education System of Curitiba, since the 80's up to the present; this research tried to investigate how the process of disintegration of the policies, which pointed out to the commitment of the effectivation of the social function of the school, might have occurred. However, at the same time, it also established the political dimension of the education. The piece of investigation selected for discussion, mayor Greca's administration (93-96), considered that, that period seemed to have kept aspects, which depicted the 80's (the formation of the basic curriculum, the value of teaching subjects, the qualification of teachers focusing on theory - practice as an only thing). At the same time it already presented elements of what would be a remarkable aspect in the 90's (the diversity of actions concerning the ongoing formation of teachers, the emphasis on "how to teach" rather than "what to teach"). In relation to this issue, the possibility of the significance of the administration 93/96 in the process of disintegration, established ways to the formation of teachers in the decade of 80. For, it seemed that in that specific moment, the first steps towards the disintegration of the organic relation curriculum/ formation were taken. This exposition points out the conflicting element, which Greca's administration seemed to conclude. While it was set into a culturalist viewpoint, it was at the same time, translated into policies characterized by a pragmatic and functional perspective. In addition, it was emphasized into the procedures, which turned towards teacher's formation, "how to teach" rather than "what to teach". Even though, showing the duality between subject/ form, and focusing on the second.
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