Symbolische Kompetenz durch afrodeutsche Lyrik : eine Auseinandersetzung mit dem Thema Rassismus für die DaF-Lehrerausbildung in Brasilien = Competência simbólica através da poesia afro-alemã: o tema do racismo na formação de professores de Alemão como LE no Brasil
Resumo
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre o desenvolvimento da competência simbólica, no âmbito da formação de professores de alemão como língua estrangeira em contexto brasileiro, a partir da discussão sobre racismo apresentada em alguns poemas affoalemães. Mais especificamente, analisamos os poemas sein und nichtsein, de May Ayim, e Bilder und Worte, de Stefanie Lahya Aukongo, tendo em vista o seu potencial de incitar um debate sobre racismo e de refletir elementos da competência simbólica, com o intuito sensibilizai' estudantes de Letras-Alemão para esses aspectos. Paia tanto, abordamos de maneira detalhada a noção de competência simbólica concebida por Claire Kramsch (2006; 2009; 201 la; 2011b; Kramsch & Whiteside 2008), bem como seus pressupostos e aspectos. Em seguida discutimos o fenômeno do racismo a partir de uma perspectiva dos estudos culturais (Altmayer 2004; 2016). Primeiro, oferecemos uma abordagem histórica dos usos dos termos raça e racismo (Munanga 2000; Scherchel 2011) e ressaltamos como o racismo pode funcionar como um discurso, isto é, uma rede de sentidos que fornece interpretações predeterminadas a certos padrões culturais, que indicam e produzem relações de poder e desigualdades - das quais fazemos usos em nossas práticas linguísticas - , mas que também se permiten serem questionadas e permeadas por novos sentidos. Posteriormente contextualizamos a literatura affoalemã (Oguntoye, Optiz & Schultz 2006; Kamta 2012; Kron 2009) no âmbito do trabalho e fornecemos uma pequena biografia de May Ayim e Stefanie Lahya Aukongo. A partir da análise dos poemas busca-se, de um lado, apontai' quais dos seus elementos relacionam-se com os componentes da competência simbólica (production o f complexity, form as meaning, tolerance o f ambiguity) e, do outro, evidenciar padrões de interpretação culturais presentes nos textos que se referem ao racismo. Por fim, apresentamos sugestões didáticas para se trabalhar com os textos no ensino de alemão como língua estrangeira na formação de professores e consideramos que estes podem funcionar como um possível ponto de partida para a discussão sobre racismo e a promoção da competência simbólica dos estudantes. Abstract: This study aims to reflect on the development o f symbolic competence, within the scope of teacher education in German as a foreign language in the context o f Brazil, based on the discussion of racism presented in some Afro-German poems. Specifically, we analysed the poems Sein und nichtsein, by May Ayim, and Bilder und Worte, by Stefanie Lahya Aukongo, having in mind then potential to initiate a debate on racism and to reflect elements o f symbolic competence in order to sensitise German undergraduate students to these aspects. For this purpose, we approached in detail the concept o f symbolic competence conceived by Claire Kramsch (2006; 2009; 201 la; 201 lb; Kramsch & Whiteside 2008), as well as its premises and aspects. After that, we discussed the phenomenon o f racism from a cultural studies perspective (Altmayer 2004; 2016). Firstly, we offered a historical approach to the uses of the terms race and racism (Munanga 2000; Scherchel 2011) and we emphasised how racism can work as a discourse, that is, a web o f meanings that provides predetermined interpretations to certain cultural patterns, which indicate and generate power relations and inequalities - o f which we make use in our linguistic practices - but also allow themselves to be questioned and permeated by new meanings. We later contextualised Afro-German literature (Oguntoye, Optiz & Schultz 2006; Kamta 2012; Kron 2009) within the scope o f labour and we provided a short biography of May Ayim and Stefanie Lahya Aukongo. The analysis o f the poems takes into account the components o f symbolic competence (production o f complexity, foim as meaning, tolerance of ambiguity), as well as cultural interpretation patterns that refer to racism. Finally, we presented teaching suggestions for working with the poems in German as a foreign language in teacher education and we consider that they can work as a possible starting point for discussion on racism and the promotion o f symbolic competence o f students.
Collections
- Dissertações [372]