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dc.contributor.advisorMoro, Catarina de Souza, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorDalledone, Giovanna Castropt_BR
dc.date.accessioned2024-06-27T20:27:42Z
dc.date.available2024-06-27T20:27:42Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/88716
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Catarina Moropt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 20/12/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo tem como objeto de pesquisa a presença da abordagem Pikler-Lóczy em contextos de creches públicas do município de São Paulo. Ao acionar conceitos provenientes do campo dos Estudos Sociais da Infância e colocá-los em diálogo com a teoria pikleriana, tornou-se possível defender que todo bebê é também uma criança, mas nem toda criança é um bebê – sendo ponto comum o reconhecimento dos bebês como atores sociais e sujeitos de direitos, numa heterodoxia em relação à geração infância, demarcando a singularidade dos bebês em termos inter e intrageracionais. A especificidade da bebezice está associada a questões não apenas no que diz respeito à consolidação de uma pedagogia específica que responda à educação e aos cuidados de bebês em ambientes coletivos, mas também remonta a um histórico de desigualdades no percurso da creche pública no Brasil. A despeito das marcas da desigualdade, o referencial teórico estudado fundamenta a defesa de que a qualidade é dimensão inegociável do direito à educação, estando nela inclusa a dimensão do acesso. Nesse sentido, a presente pesquisa, que mobiliza o conceito de qualidade percebida, intenciona conhecer a percepção das profissionais (professoras, coordenadoras e formadoras) quanto ao diferencial de qualidade promovido pela abordagem Pikler-Lóczy em creches públicas paulistanas. A fim de atender ao objetivo proposto, procedeu-se a uma pesquisa qualitativa desenvolvida em diferentes etapas: técnica de amostragem em bola de neve para a composição do grupo a ser entrevistado; formulário e entrevistas semiestruturadas na modalidade on-line; Análise Documental com foco em relacionar os princípios piklerianos e os documentos orientadores a nível nacional e municipal; Análise de Conteúdo a fim de definir as categorias de análise a serem destrinchadas. No total, 14 profissionais foram entrevistadas, sendo três coordenadoras e nove professoras de sete Centros de Educação Infantil (CEIs) paulistanos diferentes (quatro da rede direta, três da rede parceira), além de duas formadoras associadas à Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME-SP). As categorias de análise, nomeadas com recortes de falas emblemáticas das profissionais entrevistadas, comportam os princípios da abordagem Pikler-Lóczy e dialogam com eles, sobretudo com a atividade autônoma e a relação afetiva privilegiada, entendidos como os pilares que sustentam os demais princípios referentes à tomada de consciência de si e do ambiente, e ao bom estado de saúde. Os relatos das profissionais, além de revelar uma profunda apropriação dos fundamentos que embasam a abordagem pikleriana (como o moverse em liberdade, o brincar livre e o papel do adulto na organização de tempos, espaços e rotina para possibilitar a ação dos bebês) e apontar possibilidades e desafios para o seu desenvolvimento em creches públicas brasileiras, ensejam o compartilhamento de exemplos concretos do diferencial de qualidade proporcionado por essa abordagem – tanto no que tange às experiências educativas e ao desenvolvimento dos bebês quanto no que diz respeito às condições de trabalho das próprias professoras. Nesse sentido, defende-se que a difusão da abordagem Pikler-Lóczy em contextos públicos, âmbito no qual originalmente floresceu, pode ser entendida como um movimento de reparação, e capaz de contribuir para a equalização de oportunidades formativas às crianças desde bebês.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study has as its research subject the presence of the Pikler-Lóczy approach in public daycare settings in the city of São Paulo. By drawing on concepts from the field of Social Studies of Childhood and engaging them with Piklerian theory, it became possible to argue that every baby is also a child, but not every child is a baby. The common point is the recognition of babies as social actors and subjects of rights, in heterodoxy concerning the childhood generation, delineating the uniqueness of babies in inter- and intra-generational terms. The specificity of babyhood is associated not only with the consolidation of a specific pedagogy that addresses the education and care of babies in collective environments but also traces back to a history of inequalities in the path of public daycare in Brazil. Despite the marks of inequality, the studied theoretical framework supports the argument that quality is a non-negotiable dimension of the right to education, encompassing the dimension of access. In this sense, the present research, which mobilizes the concept of perceived quality, aims to understand professionals' perception of the quality promoted by the Pikler-Lóczy approach in São Paulo's public daycares. To achieve the proposed objective, a qualitative research approach was employed in different stages: snowball sampling technique for the composition of the interview group; online surveys and semi-structured interviews; Document Analysis focusing on relating Piklerian principles to national and municipal guiding documents; Content Analysis to define the analysis categories to be explored. In total, 14 professionals were interviewed, including three coordinators and nine teachers from seven different Child Education Centers (CEIs) in São Paulo (four from the direct network, three from the partner network), in addition to two trainers associated with Municipal Education Network of São Paulo (RME-SP). The analysis categories, named with excerpts from emblematic statements of the interviewed professionals, encompass the principles of the Pikler-Lóczy approach and engage in dialogue with them, especially with autonomous activity and privileged affective relationships, understood as pillars supporting other principles related to self-awareness and environmental awareness, as well as good health. The professionals' accounts not only reveal a deep understanding of the foundations underlying the Piklerian approach (such as moving freely, free play, and the role of the adult in organizing times, spaces, and routines to enable babies' actions) but also point out possibilities and challenges for its development in Brazilian public daycares. Furthermore, their accounts also lead to the sharing of concrete examples of the quality provided by this approach, both in terms of educational experiences and the development of babies, as well as the working conditions of the teachers themselves. In this sense, it is argued that the diffusion of the Pikler-Lóczy approach in public contexts, where it originally flourished, can be understood as a reparative movement capable of contributing to the equalization of formative opportunities for children since they are babies.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação pre-escolarpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectCrechespt_BR
dc.subjectProfessores de ensino primariopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA abordagem Pikler-Lóczy em creches públicas paulistanas : qualidade percebida na docência com bebêspt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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