Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPadovani, Stephania, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.creatorBertoso, Luciana da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2024-06-27T19:29:34Z
dc.date.available2024-06-27T19:29:34Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/88701
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Stephania Padovanipt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 01/03/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Designpt_BR
dc.description.abstractResumo: As práticas pedagógicas estão em um constante fluxo de transformação para atender às necessidades dos estudantes. No Ensino Superior surgem novas abordagens que transcendem o espaço presencial da sala de aula e que demandam dos discentes e docentes formas de ensino e aprendizagem na modalidade híbrida. Nesse contexto, essa pesquisa aborda o desenho como possibilidade para a Aprendizagem Colaborativa de conteúdos teóricos e práticos no Ensino Superior, como meio de externalização, comunicação de ideias e colaboração em disciplinas que não estejam necessariamente relacionadas à sua prática. Esses conceitos foram investigados através do desenvolvimento de um processo envolvendo a produção de desenhos colaborativos denominado COLABORAView, com objetivo de estimular a Aprendizagem Colaborativa e a interação em grupo em atividades híbridas, realizadas por estudantes de Design. Para isso, foi adotada a Design Science Research como método principal de condução da investigação em três etapas. A Fase 1 contemplou a delimitação do problema com os procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental que delimitaram os fundamentos teóricos de Aprendizagem Colaborativa e desenho colaborativo. Em sequência, foi realizada uma Revisão Bibliográfica Assistemática e Sistemática para mapear as dinâmicas de produção de desenho colaborativo existentes e, no final desta etapa realizou-se entrevistas em grupo e observação de três turmas de Design que realizavam trabalhos em grupo de forma híbrida. Na Fase 2 de Desenvolvimento do artefato, a partir dos dados coletados, identificaram-se as necessidades, desejos e oportunidades no momento de realização do trabalho em grupo, que geraram os requisitos e delimitações do artefato que foi o processo COLABORAView de gestão visual do trabalho em grupo, por meio da cocriação de um cronograma visual. Já na Fase 3 de avaliação, o cronograma foi utilizado por uma turma do curso de Moda em uma atividade híbrida. Os resultados foram avaliados pelos estudantes por meio de um questionário de avaliação. A partir desses dados, foi possível constatar que o artefato pode contribuir com o desenvolvimento das habilidades socioafetivas e autonomia dos discentes, contudo, a mediação docente neste processo é essencial para a colaboração ser bemsucedida. Por questões de viabilidade, esta pesquisa limitou-se à análise de uma turma, com desdobramentos da investigação com outros grupos de discentes. Por fim, conclui-se que o processo é flexível e pode ser adaptado a outras disciplinas e cursos de graduação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Pedagogical practices are in a constant flux of transformation to meet the needs of students. In higher education, new approaches emerge that transcend the face-to-face space of the classroom and demand hybrid forms of teaching and learning between teachers and students. In this context, this research addresses drawing as a possibility for Collaborative Learning of theoretical and practical content in Higher Education, as a means of externalization, communication of ideas and collaboration in disciplines that are not necessarily related to its practice. This Thesis investigated these concepts by developing a process involving the production of collaborative drawings called COLABORAView to stimulate Collaborative Learning and group interaction in hybrid activities carried out by Design students. Design Science Research was adopted to conduct the investigation in three stages to achieve this. Phase 1 included delimiting the problem with bibliographic and documentary research procedures that delimited the theoretical foundations of Collaborative Learning and collaborative drawing. Subsequently, an unsystematic and systematic bibliographical review was carried out to map the existing collaborative design production dynamics. At the end of this stage, group interviews and observations of three design classes that carried out group work in a hybrid way were carried out. In Phase 2 of the Development of the artifact, based on the data collected, the needs, desires and opportunities were identified when carrying out group work, which generated the requirements and delimitations of the artifact, which was the COLABORAView process of visual work management in a group, through the co-creation of a visual schedule. In Phase 3 of the evaluation, the schedule was used by a Fashion course class in a hybrid activity. The students evaluated the results using an evaluation questionnaire. From these data, it was possible to verify that the artifact can contribute to developing students' socio-affective skills and autonomy. However, teacher mediation in this process is essential for collaboration to be successful. For feasibility reasons, this research was limited to the analysis of one class, with investigation unfolding with other groups of students. Finally, it is concluded that the process is flexible and can be adapted to different disciplines and undergraduate courses.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDesenho (Projetos)pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDesign colaborativopt_BR
dc.subjectPensamento criativopt_BR
dc.subjectDesenho industrial - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDesenho Industrialpt_BR
dc.titleColaboraview : processo de gestão visual (com desenho colaborativo) para atividades acadêmicas híbridas em grupopt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples