Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLuz, Araci Asinelli da, 1948-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorSanches-Rosa, Rodrigopt_BR
dc.date.accessioned2024-06-19T15:56:21Z
dc.date.available2024-06-19T15:56:21Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/88584
dc.descriptionOrientadora: Professora Dra. Araci Asinelli-Luzpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 14/12/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação, junto à linha de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), tem por objetivo conhecer a Representação Social de adolescentes que cumprem medida socioeducativa de privação ou restrição de liberdade, meio fechado, do estado do Paraná sobre a morte, visto ser essa temática recorrente nesse contexto, embora um tabu na sociedade em geral e pouco desenvolvida no campo educacional, haja vista que, para muitos(as), é uma presença constante devido às suas realidades de vidas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, tendo por base a Teoria das Representações Sociais (RS), na abordagem de Serge Moscovici e Denise Jodelet. A produção de dados se deu por meio de questionário on-line, com questões padronizadas e abertas, contemplando e respeitando a subjetividade e individualidade do(a) participante, cuja divisão ocorreu em duas etapas: sociodemográfica e evocação de morte e a análise dos dados por meio da análise de conteúdo do tipo categorial, conforme Lawrence Bardin (1977). A pesquisa se justifica pela lacuna do tema no campo acadêmico e pelo mestrando ser um Agente de Segurança Socioeducativo da socioeducação em um dos Centros Socioeducativos (CENSE), buscando colaborar com o processo de humanização de adolescentes a partir de seus contextos de vida. Os(as) participantes são adolescentes, de diferentes gêneros e regiões, cumprindo suas medidas socioeducativas em um CENSE ou Casa de Semiliberdade no estado do Paraná. Quais são os resultados encontrados/qual conclusão sobre as RS? Os(as) participantes, majoritariamente, têm 17 anos; cursam o Ensino Fundamental; são paranaenses; acessam à internet; gostam de ler livros; ao menos têm, em suas casas, um equipamento doméstico ou eletrônico; expõem diversos sonhos e desejos, porém demonstraram conhecimento sobre a frase emblemática socialmente de que seus futuros podem ser o caixão ou a prisão, se caso continuarem em desacordo com a lei. A oportunidade é o caminho para a não concretude desse futuro. O sentimento de tristeza se revelou constante ao evocar a morte, e ela não direciona suas ações, uma vez que diversos são os sonhos revelados. Espera-se que os dados analisados possam ter repercussões afirmativas em prol de projetos de sonhos ou projetos de vida de adolescentes, bem como o tema morte faça parte do rol de conteúdos educativos a serem trabalhados na socioeducação. Cumpre assinalar que esta dissertação é um recorte temporal, regional e de um pesquisador que pode – e deve – ser implementada no campo científico, como também um convite à reflexão sobre o assunto morte no campo educacional e uma contribuição científica ao sistema socioeducativo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation, by the Cognition, Learning and Human Development Research, on the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Paraná (UFPR), aims to understand the Social Representation of adolescents who are subject to a socio-educational measure of deprivation or restriction of freedom in a closed environment, in the State of Paraná about death, as this theme is recurrent in this context, although a taboo in society in general and little developed in the educational field, given that, for many, it is a constant presence due to their life realities.This is a qualitative, exploratory and descriptive research, based on the Theory of Social Representations (SR), in the approach of Serge Moscovici and Denise Jodelet. Data production took place through an online questionnaire, with standardized and open questions, contemplating and respecting the subjectivity and individuality of the participant, which was divided into two stages: sociodemographic and evocation of death and data analysis through categorical content analysis, according to Lawrence Bardin (1977). The research is justified by the gap in the topic in the academic field and by the master's student being a Socio-Educational Security Agent for socioeducation in one of the Socio-Educational Centers (CENSE), seeking to collaborate with the process of humanizing adolescents from their life contexts. The participants are teenagers, of different genders and regions, fulfilling their socio-educational measures in a CENSE or Casa de Semiliberdade in the State of Paraná. What are the results found/what conclusion about the SR? The majority of participants are 17 years old; attend elementary school; are from Paraná; access the internet; like reading books; have at least one domestic or electronic equipment in their homes; show different dreams and desires, although they seemed to demonstrate knowledge of the socially emblematic phrase that their future could be either the coffin or prison if they continue to violate the law. Opportunity is the path to the non-concreteness of this future. The feeling of sadness proved to be constant when evoking death, and it does not direct their actions, since there are several dreams revealed. It is expected that the data analyzed can have affirmative repercussions in favor of dream projects or life projects for teenagers, as well as the theme of death being part of the list of educational contents to be worked on in socio-education. It should be noted that this dissertation is a temporal, regional and researcher's perspective that can – and should – be implemented in the scientific field, as well as an invitation to reflect on the subject of death in the educational field and a scientific contribution to the socioeducational system.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAdolescência - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectEducaçao de jovenspt_BR
dc.subjectAdolescentes e mortept_BR
dc.subjectEducaçao - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA representação social de morte para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples