Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMartins, Tomás Sparano, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégicapt_BR
dc.creatorOliveira, Rafael Bomfim dept_BR
dc.date.accessioned2024-06-19T11:39:58Z
dc.date.available2024-06-19T11:39:58Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/88537
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Tomas Sparano Martinspt_BR
dc.descriptionArtigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.descriptionArtigo (especialização) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O setor de shopping centers, assim como todo o comércio varejista, enfrentou um período desafiador durante os anos da pandemia, mas agora está mostrando sinais de recuperação gradual superior à pós-pandemia. A dinâmica do consumo passou por transformações significativas, e esses centros comerciais precisaram se adaptar rapidamente para manter ou reconquistar a fidelidade dos clientes. A ascensão do comércio eletrônico diminuiu a frequência dos consumidores nos shoppings, levando-os a destacar não apenas seu aspecto comercial, mas também a diversificação das opções de lazer e serviços. Desta forma este artigo de intervenção tem como objetivo principal compreender o comportamento de consumo em shoppings centers tradicionais, e pontuar estratégias para mantê-lo relevante e saudável financeiramente. Em 2023 o segmento faturou R$ 194,7 bilhões, já em 2022, os shoppings registraram um faturamento expressivo de cerca de R$ 192 bilhões, representando um aumento de 20,48% em comparação a 2021. Além disso, esses empreendimentos empregaram mais de 1 milhão de pessoas, indicando um crescimento de 1,96%. Projetando o futuro, as perspectivas para 2024 são otimistas, com a previsão de inauguração de 15 empreendimentos de grande porte em todo o país. Esses números indicam uma tendência positiva e um fortalecimento contínuo do setor, mostrando sua resiliência e capacidade de se adaptar às mudanças do cenário econômico e do comportamento do consumidorpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectCentros comerciaispt_BR
dc.titleComportamento do consumidor, e as transformações nos shoppings centers tradicionaispt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples