O papel estratégico da pesquisa com consumidor para tomada de decisões em economia circular : uma análise bibliométrica
Resumo
Resumo: A economia circular emergiu como alternativa sustentável ao tradicional modelo linear de produção e consumo. Embora os consumidores desempenhem papel crucial neste ciclo, sua participação nos processos decisórios ainda carece de espaço. A fim de entender o atual cenário de aplicação da pesquisa com consumidor no setor de cosméticos e alimentos, foram realizadas buscas sistemáticas de publicações envolvendo economia circular e pesquisa com consumidor na base de dados Scopus, seguidas de análises bibliográficas por método de mapeamento visual em rede e de análise de co-ocorrência das palavras-chave utilizando o programa VOSviewer. As análises mostraram que as pesquisa em economia circular e consumidor são recentes, aumentando exponencialmente a parti de 2028. As principais áreas vinculadas à pesquisa em economia circular são desenvolvimento de ingredientes para a indústria de alimentos e cadeia de Supply Chain. Nesta última, vemos o consumidor envolvido com temas relacionados à sustentabilidade de materiais, mas de forma pontual. Quando a busca inclui necessariamente o consumidor, vemos que o vínculo com economia circular se dá em 3 grandes temas: sustentabilidade de materiais, disseminação de informações e pesquisas com consumidor. Uma vez que a pesquisa com consumidores permite compreender preferências, comportamentos, obstáculos e oportunidades, é essencial que ganhe ainda mais espaço como uma ferramenta para tomada de decisões estratégicas no âmbito da economia circular. Este trabalho propõe meios para que a cultura de acesso ao consumidor através de pesquisas seja implementada nas companhias através de treinamentos, integração aos processos de desenvolvimento, avaliação da experiência com produtos, inclusão aos processos de marketing e monitoramento contínuo