• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • MBA em gestão estratégica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • MBA em gestão estratégica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O papel estratégico da pesquisa com consumidor para tomada de decisões em economia circular : uma análise bibliométrica

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - SUELYN FEDERLE.pdf (1.862Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Féderle, Suélyn
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A economia circular emergiu como alternativa sustentável ao tradicional modelo linear de produção e consumo. Embora os consumidores desempenhem papel crucial neste ciclo, sua participação nos processos decisórios ainda carece de espaço. A fim de entender o atual cenário de aplicação da pesquisa com consumidor no setor de cosméticos e alimentos, foram realizadas buscas sistemáticas de publicações envolvendo economia circular e pesquisa com consumidor na base de dados Scopus, seguidas de análises bibliográficas por método de mapeamento visual em rede e de análise de co-ocorrência das palavras-chave utilizando o programa VOSviewer. As análises mostraram que as pesquisa em economia circular e consumidor são recentes, aumentando exponencialmente a parti de 2028. As principais áreas vinculadas à pesquisa em economia circular são desenvolvimento de ingredientes para a indústria de alimentos e cadeia de Supply Chain. Nesta última, vemos o consumidor envolvido com temas relacionados à sustentabilidade de materiais, mas de forma pontual. Quando a busca inclui necessariamente o consumidor, vemos que o vínculo com economia circular se dá em 3 grandes temas: sustentabilidade de materiais, disseminação de informações e pesquisas com consumidor. Uma vez que a pesquisa com consumidores permite compreender preferências, comportamentos, obstáculos e oportunidades, é essencial que ganhe ainda mais espaço como uma ferramenta para tomada de decisões estratégicas no âmbito da economia circular. Este trabalho propõe meios para que a cultura de acesso ao consumidor através de pesquisas seja implementada nas companhias através de treinamentos, integração aos processos de desenvolvimento, avaliação da experiência com produtos, inclusão aos processos de marketing e monitoramento contínuo
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/88522
    Collections
    • MBA em gestão estratégica [343]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV