Internacionalizaçâo em criação de protótipos : estudo em empresa multinacional fabricante de produtos de linha branca
Visualizar/ Abrir
Data
2024Autor
Pelison, Jeferson Leandro Nogueira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Com a crescente demanda por processos padronizados em empresas multinacionais, torna-se imperativo analisar minuciosamente as particularidades do processo de desenvolvimento de produtos. Este artigo se propõe a investigar o nível de internacionalização na fase de criação de protótipos, intrínseca ao desenvolvimento de produtos, em uma empresa multinacional do setor de produtos de linha branca. Utilizando conceitos de internacionalização, propomos uma metodologia de comparação gráfica bidimensional para avaliar o grau de internacionalização de cada área de negócios da empresa. O resultado é apresentado em um gráfico que visualiza essas distâncias de maneira acessível à alta direção da empresa. Com base nesse estudo e na metodologia proposta, elaboraremos um guia passo a passo para um projeto de intervenção com o objetivo de aproximar as diversas áreas de negócios da empresa. Ao concluir a implementação desse projeto, antecipamos uma otimização na qualidade e custo dos protótipos de produtos, essenciais ao longo do ciclo de desenvolvimento de produtos