• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • MBA em gestão estratégica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • MBA em gestão estratégica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Alinhando cultura organizacional e estratégia : uma análise utilizando o competing values framework

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - CAMILLA CRISTINE VIANA.pdf (1.006Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Viana, Camilla Cristine
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: No contexto empresarial contemporâneo, a cultura organizacional e a gestão estratégica são pilares essenciais para o sucesso de uma empresa. Este estudo concentrou-se em uma empresa de tecnologia no setor de delivery, enfrentando desafios significativos, como concorrência acirrada, instabilidade econômica e busca constante por crescimento. A pesquisa visou compreender não apenas a cultura organizacional atual, mas também a cultura desejada na empresa, utilizando metodologias como o Competing Values Framework (CVF) e o Organizational Culture Assessment Instrument (OCAI). Os resultados revelaram as características predominantes da cultura atual e a visão dos colaboradores sobre a cultura desejada. A partir dessas informações, foram propostas intervenções para alinhar a cultura organizacional com os objetivos da gestão estratégica. Essas intervenções incluem iniciativas para fortalecer as relações interpessoais, implementar programas de desenvolvimento organizacional e comunicar claramente os valores desejados aos funcionários. Além disso, o estudo destaca a importância de compreender como as mudanças socioculturais influenciam o comportamento do consumidor no mercado dinâmico em que a empresa está inserida, o que requer uma capacidade adaptativa tanto da cultura interna quanto da estratégia empresarial para responder às mudanças do ambiente externo. A análise dos resultados também destacou a predominância das culturas Clã e Adhocrática na empresa, indicando uma oportunidade para estabelecer uma cultura organizacional baseada em flexibilidade e liberdade, sem comprometer os objetivos do negócio. Essa abordagem tem o objetivo de promover uma cultura que valoriza as pessoas, ao mesmo tempo que busca excelência e competitividade
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/88474
    Collections
    • MBA em gestão estratégica [333]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV