• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • MBA em gestão de talentos e comportamento humano
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • MBA em gestão de talentos e comportamento humano
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Competências de comunicação para líderes : proposta de intervenção a partir de estudo de caso

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - TALISSA DE MORAES JUNG ARAUJO.pdf (401.9Kb)
    Data
    2024
    Autor
    Araujo, Talissa de Moraes Jung
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Compreender os processos de comunicação organizacional e suas consequências é relevante, visto que, a comunicação funciona como uma bússola que norteia a relação entre a organização e seus diversos stakeholders. Dessa forma, a comunicação atua como uma ferramenta de estratégia importante que orienta o convívio e as ações dentro da empresa e atribui valor ao clima e à cultura organizacional. Em contrapartida, a comunicação pode ser um meio nocivo à própria organização, por tratar-se de um processo dinâmico, subjetivo, que pode gerar diferentes percepções e interpretações. A presença de ruídos, mal-entendidos e discursos tendenciosos pode prejudicar o processo comunicacional, gerando consequências que afetam no desempenho, motivação, relacionamento e resultados do negócio. A falha na comunicação é um sintoma latente originado do estilo gerencial presente na organização. Nota-se um papel importante das lideranças para identificar ruídos, evitar falhas e transmitir uma comunicação assertiva. Para isso, se faz necessário o aprimoramento e capacitação das lideranças em competências de comunicação. Considerando o papel do líder neste contexto e a importância da comunicação no exercício da liderança, a proposta deste estudo é realizar um diagnóstico das competências de comunicação dos líderes para delinear uma intervenção por meio de um treinamento gerencial, a fim de capacitar os profissionais que ocupam cargo de liderança em uma distribuidora de materiais elétricos localizada em Curitiba. Foram selecionadas seis competências de comunicação da liderança para este estudo, tendo como base de seleção os constructos teóricos utilizados para referenciar a pesquisa, descritas a seguir: autoconhecimento, visão integral, atitude construtiva, transparência, saber ouvir, e relacionamento interpessoal. Com base nas competências de comunicação selecionadas para conduzir o tema de pesquisa, foi elaborado um questionário de entrevista semiestruturado para a coleta de dados qualitativos. A amostragem foi constituída por quatro profissionais que ocupam cargos de gestão na empresa de materiais elétricos, sem um padrão definido para os perfis com o intuito de capturar diferentes pontos de vista a respeito do conteúdo estudado. A pesquisa apresenta uma proposta de intervenção com o intuito de capacitar os líderes de ocupação gerencial e de coordenação da distribuidora de materiais elétricos em seus processos comunicacionais, com a finalidade de minimizar ruídos, promover o engajamento e proporcionar ferramentas e diretrizes para desenvolver, nos líderes, um papel estratégico nas tomadas de decisão
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/88451
    Collections
    • MBA em gestão de talentos e comportamento humano [271]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV