Livros escolares que circulam nas escolas públicas e de regime de autogestão na Guiné-Bissau
Resumo
Resumo: Apresenta resultados de pesquisa que estuda livros escolares que circulam na Guiné-Bissau a partir da problemática construída em torno da importância que os manuais têm nas culturas escolares dos diferentes países e das funções que cumprem nessas culturas. Objetiva compreender relações entre a escolarização no país e a existência de manuais escolares nas escolas totalmente públicas e em regime de autogestão. Realiza trabalho de campo para identificar manuais que estão em circulação no país e utiliza a pesquisa documental para verificar elementos relacionados a essa circulação nas vidas social e escolar, incluindo análise preliminar de exemplares localizados. De forma complementar, utiliza entrevistas não estruturadas para conhecer elementos da produção e da circulação de manuais escolares no país, uma vez que poucas informações foram encontradas nas redes virtuais e em documentos oficiais no período de trabalho de campo. Evidencia que os livros identificados não correspondem à totalidade de componentes curriculares propostos pelo Programa Nacional de Ensino para a escola básica, o que deve ser compreendido na relação entre o currículo escolar, que está em fase de atualização, e os manuais que estão em uso; a maioria dos livros localizados foi produzida pela primeira vez na década de 1990 e alguns outros foram produzidos no começo dos anos 2000. Evidencia que a impressão dessas obras ocorreu em parte fora do país, na cidade de Cape Town/África do Sul, com o financiamento de instituições não governamentais, nomeadamente a Parceria Mundial para a Educação e o Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, e outra parte foi impressa em Dacar/Senegal, com o apoio de PAEB, Firkidja, Editora Escolar e a Cooperação Portuguesa. Destaca que, para que estes materiais se mantivessem nas escolas até o presente, o governo reimprimiu os livros com os mesmos conteúdos e formatos, por meio do INDE e dos seus parceiros. As reimpressões foram feitas em Cape Town/África do Sul, em 2016, e em Dacar/Senegal, nos anos 2000; em paralelo, registra a prática de reprodução por meio de fotocópias, que podem ser encontradas à venda em mercados, bancas e copiadoras de Bissau por diferentes preços. Problematiza os conhecimentos veiculados e sugere a continuidade de estudos sobre o conteúdo dos livros e sua relação com as culturas do país. Abstract: The report presents the results of a research study into textbooks circulating in Guinea-Bissau, based on the issues surrounding the importance of textbooks in the school cultures of different countries and the functions they fulfill in these cultures. It aims to understand the relationship between schooling in the country and the existence of textbooks in fully public and self-managed schools. It carries out fieldwork to identify textbooks that are circulating in the country and uses documentary research to verify elements related to this circulation in social and school life, including preliminary analysis of localized copies. In a complementary way, it uses unstructured interviews to find out about elements of the production and circulation of textbooks in the country, since little information was found on virtual networks and in official documents during the fieldwork period. It shows that the books identified do not correspond to all the curricular components proposed by the National Teaching Program for basic schools; this fact must be understood in the relationship between the school curriculum, which is being updated, and the textbooks that are in use; most of the books located were first produced in the 1990s and some others were produced in the early 2000s. The research points out that the printing of these works took place partly outside the country, in Cape Town/South Africa, with funding from non-governmental institutions, namely the World Partnership for Education and the United Nations Children's Fund – UNICEF; and another part was printed in Dakar/Senegal with the support of PAEB, Firkidja, Editora Escolar and the Portuguese Cooperation. In order for these materials to remain in schools to this day, the government reprinted the books with the same content and formats, through INDE and its partners. The reprints were made in Cape Town/South Africa in 2016 and in Dakar/Senegal in the 2000s; at the same time, it records the practice of reproduction through photocopies, which can be found on sale in the markets, stalls and copy shops of Bissau at different prices. In conclusion, we discuss the knowledge conveyed and suggest continuing studies on the content of the books and their relationship with the country’s cultures.
Collections
- Dissertações [1017]