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dc.contributor.advisorKossobudzki, Luiz Andrépt_BR
dc.contributor.advisorPavão, Zelia Milleo, 1928-2021pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorSilva, Marilu Benatto Pereira dapt_BR
dc.date.accessioned2024-06-05T12:52:13Z
dc.date.available2024-06-05T12:52:13Z
dc.date.issued1989pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/88374
dc.descriptionOrientadores: Luiz Andre Kossobudzki e Zelia Milleo Pavãopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: A pesquisa teve por objetivo verificar a relação entre os resultados do concurso vestibular e o desempenho acadêmico de alunos dos cursos de Psicologia em Curitiba. O estudo abrangeu estudantes que prestaram vestibular nos anos de 1981 e 1982 e que realizaram o curso em uma das três instituições de ensino existentes em Curitiba: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Tuiuti, Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Universidade Federal do Paraná. Formulou-se a hipótese estatística em suas formas nula e alternativa, da existência de correlação significativa entre resultado no concurso vestibular e desempenho acadêmico dos alunos dos cursos de Psicologia. A hipótese foi testada pelo Coeficiente de Correlação Momento Produto de Pearson, com nível de significância estabelecido em 0,05. Adicionalmente foram calculadas as correlações parciais entre cada uma das provas do concurso vestibular e a média do desempenho acadêmico, e as correlações das provas do vestibular entre si. Foram também realizadas correlações múltiplas com exclusão alternada de um dos escores do vestibular com o desempenho acadêmico no curso. Os resultados encontrados indicam a existência de correlação significativa entre os escores do concurso vestibular e os graus do desempenho acadêmico obtidos pelos alunos durante os cinco anos do curso de Psicologia. As provas utilizadas no exame vestibular apresentam validade preditiva verificada a posteriori pelo conjunto do desempenho acadêmico dos alunos. Os dados deste estudo indicam que o vestibular está parcialmente cumprindo com sua principal finalidade que é a de avaliar, selecionar e distribuir os candidatos mais aptos ao ensino superior de acordo com as vagas existentes.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The objective of the study was to verify the relationship between the results of admission tests and the academic performance of students admitted to the Course of Psychology in Curitiba. The study included students admitted in 1981 and 1982 who attended one of three institutions in Curitiba: Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Tuiuti, Pontifícia Universidade Católica do Paraná and Universidade Federal do Paraná. A hypothesis of significant statistical correlation between results of admission tests and academic performance of students from courses of Psychology was formulated under its null alternative viewpoint. The hypothesis was tested by calculation of the Product- Moment Correlation Coefficient of Pearson and the level of significant of 0.05 was adopted. Furthermore the partial correlations between each test of the Admission Examination and mean academic performance were calculated, as well as the correlations among the several tests which comprehend the Admission Examination. Multiple correlations with alternative exclusion of one the scores of the Admission Examination versus academic performance were also determined. The results of the correlation showed statistical significance between scores achieved in the Admission Examination and performance during five years of course. It was concluded that the tests employed in the Admission Examination have predictive value concerning the performance of students, a posteriori. The data show that Admission Examination fulfill its main purpose of appraisal, selection and distribution of the students more qualified for admittance to the University.pt_BR
dc.format.extentx, 120, [17] f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducação - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectExame vestibularpt_BR
dc.subjectPsicologia - Estudo e ensino (Superior) - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectEstudantes - Formaçãopt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleUm estudo da relação entre resultados do concurso vestibular e desempenho acadêmico em psicologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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