Epa! Aqui também é lugar de preto : as perspectivas de pessoas pretas que atuam na coordenação pedagógica no Estado do Paraná
Resumo
Resumo: A presente pesquisa tem como finalidade conhecer a perspectiva de profissionais autodeclaradas/os pretas/os que atuam na função professor-pedagogo em colégios Estaduais do Paraná. Três profissionais que atuam em diferentes regiões do Estado foram convidadas/o a participarem de entrevistas individuais. Além das minhas histórias pessoais e profissionais utilizadas como fio condutor para os debates baseados em Elizeu Clementino de Souza (2007), a metodologia, de caráter qualitativo, apoia-se nas perspectivas de Maria Cecilia de Souza Minayo (1994). As contribuições de autoras como Nilma Lino Gomes (2017), Neusa Santos Souza (1983), bell hooks (2017) e autores como Silvio Almeida (2021), foram utilizadas na base teórica do presente estudo que se concentra no campo das relações étinoraciais. A pesquisa mostrou que profissionais autodeclaradas/os pretas/os reconhecem que atuar na função professor-pedagogo é um posicionar-se diariamente contra práticas racistas no interior dos colégios e que, mesmo diante dos desafios estas/es profissionais sentem que podem contribuir significativamente na vida das/os estudantes, principalmente das/os estudantes negras/os. O acúmulo de atribuições destinadas às/aos professoras/es-pedagogas/os foi apontado como um dos desafios do trabalho pedagógico, uma vez que, na tentativa de atender a estas demandas, o acompanhamento pedagógico fica em segundo plano. Ainda, ficou evidente que quanto maior a aproximação com leituras de autoras e autores pretas/os antirracistas, somadas às vivências marcadas pela raça, maiores são as possibilidades de atuação em defesa de um espaço educativo com equidade racial. Por fim, as lacunas da pesquisa, bem como os possíveis desdobramentos futuros, foram apresentados, compreendendo que refletir sobre a presença de pessoas pretas na educação, suas trajetórias e histórias, contribui significativamente para o avanço do conhecimento no campo da pesquisa e para uma educação mais equânime. Abstract: The purpose of this research is to understand the perspective of self-declared Black professionals who work as teacher-pedagogues in State schools in Paraná. Qualitative in nature, data was collected through a questionnaire, and three professionals working in different regions of the state were invited to participate in individual interviews. In addition to my personal and professional experiences used as a guiding thread for discussions based on Elizeu Clementino de Souza (2007), the methodology also draws on the perspectives of Maria Cecília de Souza Minayo (1994). Contributions from authors such as Nilma Lino Gomes (2017), Neusa Santos Souza (1983), bell hooks (2017), and authors like Silvio Almeida (2021) were utilized in the theoretical framework of this study. The research revealed that self-declared Black professionals recognize that working as teacher-pedagogues involves daily opposition to racist practices within schools and that, despite the challenges, these professionals feel they can make a significant contribution to the lives of students, particularly Black students. The accumulation of responsibilities was identified as an attempt to undermine pedagogical work, adding to the challenges of effective work in the field of Ethnic-Racial Relations Education. Furthermore, it became evident that closer engagement with Black or non-Black anti-racist authors and scholars enhances one's ability to advocate for an educational space with racial equity. Finally, the research's gaps and possible future developments were presented, considering that reflecting on the presence of Black individuals in education, their journeys, and stories significantly contributes to advancing knowledge in the field of research and promoting more equitable education.
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