dc.contributor.advisor | Oliveira, Roberto Dalmo Varallo Lima de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.creator | Bertolino, Silmara de Souza Prestes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-05-15T20:34:58Z | |
dc.date.available | 2024-05-15T20:34:58Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/88049 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 23/10/2023 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Neste trabalho foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória por meio de estudos teóricos, análises e pesquisa documental das narrativas autobiográficas que constam nas apresentações pessoais de teses e dissertações brasileiras na área de Ciências Naturais, em consonância com a Educação em Direitos Humanos (EDH) na Educação Básica escritas e produzidas nos anos de 2015 a 2021. Apresenta-se como problemática da pesquisa: Como os saberes são demarcados nas narrativas de professores(as) pesquisadores(as) na interface entre Educação Científica e EDH? Buscou-se com a análise realizada nas apresentações pessoais dos docentes mapear nas experiências de vida e profissional a presença de potenciais saberes fundamentados na classificação de Maurice Tardif, que descreve diferentes saberes como: os saberes da formação profissional, os saberes disciplinares, os saberes curriculares, os saberes experienciais, junto com as ideias de Michel Foucault sobre a escrita de si, para considerar a leitura de mundo subjetivo desse docente que traz a sua história cultural, pessoal, social e constrói seus saberes, mostra o seu desejo de ensinar e desenvolve o que tem dentro de si. Por isso, conclui-se que o trabalho docente deve ser feito para todos, inclusive para aqueles que são ignorados e desconsiderados nas suas múltiplas realidades. Nesse sentido, a ciência voltada para uma Educação em Direitos Humanos não aparece neste trabalho com um antídoto que irá sanar todas as mazelas educacionais e pedagógicas, mas contribui para um docente mais reflexivo e crítico dentro do seu contexto descrito em suas narrativas e que reconhece a si como agente ativo na modificação da mentalidade de seu grupo, sendo protagonista na construção de uma democracia, na constituição de seus saberes e na formação de seus conhecimentos. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This study employed a qualitative, descriptive, exploratory approach, using theoretical studies, analyses, and documentary research of autobiographical narratives present in the personal presentations of Brazilian theses and dissertations in the area of Natural Sciences, aligned with Human Rights Education (HRE) in Basic Education, written and produced from the years 2015 to 2021. The following issue arises: how do teacher-researchers delineate the boundaries of knowledge in their narratives at the intersection of Scientific Education and HRE? The analysis conducted within the personal presentations of educators aimed to map, within their life and professional experiences, the presence of potential knowledge grounded in Maurice Tardif's classification, which describes distinct types of knowledge: knowledge related to professional training, disciplinary knowledge, curriculum-related knowledge, and experiential knowledge. In line with Michel Foucault's concepts on self-writing, considering the subjective worldview of this educator who draws upon their cultural, personal, and social history to construct their knowledge demonstrates their desire to teach and develop what lies within. Therefore, the conclusion is drawn that teaching should be inclusive for everyone, including the ones overlooked and disregarded in their diverse realities. From this perspective, science focused on Human Rights Education does not present itself as an antidote that will remedy all educational and pedagogical problems. However, it offers an opportunity for a more reflective and critical educator within the context outlined in their narratives and, recognizes oneself as an active agent in reshaping the mindset of their group, playing a central role in the development of democracy and constitution of their knowledge and formation of their understanding. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ciências - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Os saberes da prática de professores(as) de ciências que trabalham com educação em direitos humanos : um estudo a partir das narrativas autobiográficas em teses e dissertações | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |