Maria Maria : análise da escrita autoral das estudantes da EJA
Resumo
Resumo: Esta pesquisa teve origem a partir do sonho expresso por uma estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante uma aula de Língua Portuguesa - o desejo de ler e escrever como os estudantes mais jovens da turma. A partir desse evento em sala de aula e de reflexões subsequentes, o estudo tem como objetivo analisar como a voz de uma mulher que se empodera e busca capacitar outras mulheres se manifesta nos relatos autobiográficos das estudantes da EJA. Amparando-se nas teorias da linguagem de Bakhtin e do Círculo, direcionamos nossos olhares para na questão da autoria dos textos das alunas, considerando que ao dialogar com o mundo, assume-se uma posição de autoria (BAKHTIN, 2003). No contexto educacional, essa autoria pode ser influenciada por uma multiplicidade de vozes sociais, como materiais didáticos, vozes da comunidade escolar, referências familiares e profissionais, que se integram ao contexto de cada estudante. Essas mulheres são trabalhadoras, mães e estudantes, buscando condições melhores ao atravessar seus itinerários diários enquanto projetam na escola seus sonhos e desejos (ARROYO, 2017). Para enriquecer a prática em sala de aula, foi elaborada uma sequência didática com base em textos biográficos e autobiográficos de Malala Yousafzai, disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), visando promover um diálogo sobre o acesso à educação no Brasil e no mundo. O estudo foi conduzido em uma instituição de ensino na cidade de Colombo, Região Metropolitana de Curitiba, com foco nas mulheres estudantes da EJA, fase II, do ensino de 8ª e 9ª séries, no período noturno. Ao final da utilização do material durante a oficina provida pela pesquisadora, as(os) foram incentivadas(os) a escrever autobiografias, refletindo sobre suas posições enunciativas e valorativas. A análise revelou que as autoras direcionaram suas vivências para diferentes eixos analíticos (família, trabalho, sonhos, superação e religiosidade), demonstrando posicionamento autoral e incorporando elementos das discussões em sala de aula e dos textos estudados. Abstract: This research originated from the dream expressed by a Youth and Adult Education (EJA) student during a Portuguese Language class - the desire to read and write like the youngest students in the class. From this classroom event and subsequent reflections, the study aims to analyze how the voice of a woman who empowers herself and seeks to empower other women manifests itself in the autobiographical reports of EJA students. Based on the language theories of Bakhtin and the Circle, we direct our attention to the issue of authorship of the students’ texts, considering that when dialoguing with the world, a position of authorship is assumed (BAKHTIN, 2003). In the educational context, this authorship can be influenced by a multiplicity of social voices, such as teaching materials, voices from the school community, family and professional references, which are integrated into the context of each student. These women are workers, mothers and students, seeking better conditions when going through their daily itineraries while projecting their dreams and desires at school (ARROYO, 2017). To enrich classroom practice, a didactic sequence was created based on biographical and autobiographical texts by Malala Yousafzai, made available by the National Book and Teaching Material Program (PNLD), aiming to promote a dialogue about access to education in Brazil and around the world. The study was conducted in an educational institution in the city of Colombo, Metropolitan Region of Curitiba, focusing on female students of EJA, phase II, of 8th and 9th grades, at night. After using the material provided by the researcher during the workshop, they were encocouraged to White autobiographies reflecting on their enunciative and evaluative positions. The analysis revealed that the authors directed their experiences towards different analytical axes (family, work, dreams, overcoming and religiosity), demonstrating authorial positioning and incorporating elements from classroom discussions and studied texts.
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