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dc.contributor.advisorZeviani, Walmes Marques, 1986-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Especialização em Data Science & Big Datapt_BR
dc.creatorChen, Rafael Felice Fanpt_BR
dc.date.accessioned2024-04-09T19:05:59Z
dc.date.available2024-04-09T19:05:59Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/87375
dc.descriptionOrientador: Prof. Walmes Marques Zevianipt_BR
dc.descriptionArtigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Especialização em Data Science & Big Data.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O valor das commodities agrícolas é influenciado por diversos fatores, dentre estes fatores, o valor do frete rodoviário tem um grande impacto, podendo ser o ponto crucial entre o lucro e o prejuízo da safra para o produtor. Com isso, este trabalho tem como objetivo calibrar e validar um modelo que consiga estimar o valor do frete rodoviário e ajudar o produtor a tomar melhores decisões para a safra. O modelo utilizado foi o de regressão segmentada com restrições. Além de calibrar o modelo, a partir da metodologia aplicada, foi possível utilizando várias técnicas de ETL (Extração, Transformação e Carga), o estudo também possibilitou entender e identificar a variável que mais influência o preço do frete rodoviário no Brasil e os meses de maior, menor e média histórica de volume de exportação, sendo o mês de Abril o de maior e Janeiro o de menor volume histórico. Foi possível também verificar que o produtor é mais prejudicado pelo valor mais alto do frete nos meses com maior volume da produção, havendo indícios que seja devido a alta na demanda de caminhões no período. De modo geral, o modelo escolhido conseguiu descrever bem a relação do preço do frete como função da distância percorridapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLogística empresarialpt_BR
dc.subjectFretes - Planejamento - Modelos matemáticospt_BR
dc.subjectAdministração da produção - Custospt_BR
dc.subjectMatérias-primaspt_BR
dc.titleEstudo de modelos não lineares para estimação do frete rodoviário agrícola no Brasilpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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