Estudo de modelos não lineares para estimação do frete rodoviário agrícola no Brasil
Resumo
Resumo: O valor das commodities agrícolas é influenciado por diversos fatores, dentre estes fatores, o valor do frete rodoviário tem um grande impacto, podendo ser o ponto crucial entre o lucro e o prejuízo da safra para o produtor. Com isso, este trabalho tem como objetivo calibrar e validar um modelo que consiga estimar o valor do frete rodoviário e ajudar o produtor a tomar melhores decisões para a safra. O modelo utilizado foi o de regressão segmentada com restrições. Além de calibrar o modelo, a partir da metodologia aplicada, foi possível utilizando várias técnicas de ETL (Extração, Transformação e Carga), o estudo também possibilitou entender e identificar a variável que mais influência o preço do frete rodoviário no Brasil e os meses de maior, menor e média histórica de volume de exportação, sendo o mês de Abril o de maior e Janeiro o de menor volume histórico. Foi possível também verificar que o produtor é mais prejudicado pelo valor mais alto do frete nos meses com maior volume da produção, havendo indícios que seja devido a alta na demanda de caminhões no período. De modo geral, o modelo escolhido conseguiu descrever bem a relação do preço do frete como função da distância percorrida
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