Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAgranionih, Neila Tonin, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorScandelari, Polianapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-03T21:57:39Z
dc.date.available2024-04-03T21:57:39Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/87313
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Neila Tonin Agranionihpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/11/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa analisou, através de um ciclo de Estudos de Aula, as aprendizagens docentes relacionadas ao conhecimento pedagógico do conteúdo de professores do Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada com três professoras e uma pesquisadora na Escola Municipal Duílio Calderari, que fazem parte da rede Municipal de ensino de Curitiba- Pr. De caráter qualitativa, a coleta de dados realizou-se através de oito encontros nas dependências da referida escola e contou com a participação de 25 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, para a aula de investigação (7ª sessão deste ciclo de Estudo de Aula). Os dados foram coletados de agosto a dezembro/ 2022 e foram analisados a partir da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). A partir da codificação e categorização e de unidades de análise, de acordo com as falas dos participantes durante a coleta de dados, emergiram 3 principais categorias: 1. Aprendizagem sobre os estudantes; 2. Gestão da prática docente; 3. Conhecimentos dos professores, que estão dispostas ao longo desta pesquisa. Durante a coleta de dados, foi possível observar que as professoras participantes internalizaram as duas primícias que caracterizam um Estudo de Aula: a colaboração e a reflexão, além de evidenciar que a profissão do professor conta com um conhecimento específico: o conhecimento pedagógico do conteúdo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research analyzed, through a cycle of Lesson Studies, the teacher learning related to the pedagogical knowledge of the content of Elementary School teachers. Data collection was carried out with three teachers and a researcher at the Duílio Calderari Elementary School, which are part of the Elementary Education Network of Curitiba - PR. Of a qualitative nature, the data collection was carried out through eight meetings on the premises of the aforementioned school and had the participation of 25 students from the 4th year of Elementary School, for the research class (7th session of this cycle of Classroom Study). Data were collected from August to December 2022 and were analyzed using Content Analysis (Bardin, 2016). From the coding and categorization and units of analysis, according to the participants' statements during data collection, 3 main categories emerged: 1. Learning about the students; 2. Management of teaching practice; 3. Teachers' knowledge, which are available throughout this research. During data collection, it was possible to observe that the participating teachers internalized the two first fruits that characterize a Classroom Study: collaboration and reflection, in addition to showing that the teacher's profession has a specific knowledge: the pedagogical knowledge of the content.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEstudos de aula e aprendizagens relativas ao conhecimento pedagógico do conteúdo de professores dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

No Thumbnail [100%x80]

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples