dc.description.abstract | Resumo: O presente artigo tem como objetivo compreender a contribuição dos pensadores da realidade brasileira para a construção de práticas docentes emancipatórias dos professores do campo. Este estudo assume como lócus de pesquisa o curso de especialização em "Educação do Campo e a Realidade Brasileira a partir de seus pensadores" da Universidade Federal do Paraná, entre os anos de 2018 e 2023. A metodologia de pesquisa foi a qualitativa, utilizando Paulo Freire como principal referencial teórico para pensar a prática docente emancipatória, e para pensar a realidade brasileira, Caio Prado Júnior, Darcy Ribeiro, entre outros. A coleta de dados se deu por meio de análise documental, privilegiando o currículo do curso e de entrevistas com educadores do campo que participaram do curso. Sabe-se como é importante que os docentes compreendam a realidade brasileira e como se construiu o processo histórico de formação da sociedade brasileira e, não menos importante também, entender em que medida e em que variáveis os pensadores brasileiros têm contribuído para a construção das práticas educativas, bem como para que possam compreender a realidade em que esses professores estão inseridos. Foi possível concluir que o curso impactou positivamente nas práticas pedagógicas, incorporando uma visão rica da realidade onde estão inseridas, isso efetuou-se desde o currículo do curso, os autores abordados, como o local onde aconteceu. É possível afirmar que se construiu uma autorreflexão das suas práticas pedagógicas, produziu-se uma visão crítica e problematizadora da realidade brasileira, produzindo práticas pedagógicas significativas, transformadoras, que são capazes de construir autonomia individual e coletiva nos mais diversos espaços em que esses educadores estão inseridos | pt_BR |