• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Os impactos da especialização em educação do campo e a realidade brasileira na prática docente dos egressos

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R-E-LUCIANE-JOVINSKI.pdf (1.238Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Jovinski, Luciane
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente artigo tem como objetivo compreender a contribuição dos pensadores da realidade brasileira para a construção de práticas docentes emancipatórias dos professores do campo. Este estudo assume como lócus de pesquisa o curso de especialização em "Educação do Campo e a Realidade Brasileira a partir de seus pensadores" da Universidade Federal do Paraná, entre os anos de 2018 e 2023. A metodologia de pesquisa foi a qualitativa, utilizando Paulo Freire como principal referencial teórico para pensar a prática docente emancipatória, e para pensar a realidade brasileira, Caio Prado Júnior, Darcy Ribeiro, entre outros. A coleta de dados se deu por meio de análise documental, privilegiando o currículo do curso e de entrevistas com educadores do campo que participaram do curso. Sabe-se como é importante que os docentes compreendam a realidade brasileira e como se construiu o processo histórico de formação da sociedade brasileira e, não menos importante também, entender em que medida e em que variáveis os pensadores brasileiros têm contribuído para a construção das práticas educativas, bem como para que possam compreender a realidade em que esses professores estão inseridos. Foi possível concluir que o curso impactou positivamente nas práticas pedagógicas, incorporando uma visão rica da realidade onde estão inseridas, isso efetuou-se desde o currículo do curso, os autores abordados, como o local onde aconteceu. É possível afirmar que se construiu uma autorreflexão das suas práticas pedagógicas, produziu-se uma visão crítica e problematizadora da realidade brasileira, produzindo práticas pedagógicas significativas, transformadoras, que são capazes de construir autonomia individual e coletiva nos mais diversos espaços em que esses educadores estão inseridos
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/87259
    Collections
    • Educação do campo [600]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV