dc.contributor.advisor | Fidelis, Lourival de Moraes, 1971- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.creator | Lima, Adriana de Souza de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-25T11:50:34Z | |
dc.date.available | 2024-03-25T11:50:34Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/87113 | |
dc.description | Orientador: Lourival Moraes Fidelis | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo e a Realidade Brasileira a partir de seus Pensadores, Setor Litoral | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esse artigo tem como objetivo contribuir para uma reflexão critica inicial a partir de algumas experiências de atuação de educação popular. Utilizamos uma das ferramentas da Metodologia Qualitativa, qual seja, a revisão de alguns autores da literatura correlata ao nosso tema e a partir de pensadores e pensadoras brasileiros. Os aportes teóricos para maior reflexão são de Paulo Freire passando por autores que subsidiaram uma leitura do histórico desde a invasão colonial do Brasil, os povos originarios, o periodo escravocrata e os caminhos traçados até o momento. Com o autor Paulo Freire é que se reflete sobre os caminhos de superação do que está dado até o momento e as possíveis transformações a partir de uma ação comunitária popular pautada na ação-reflexãoação, que é a praxis, nesse caso a praxis caiçara. O Artigo está dividido em cinco tópicos: 1. Introdução; 2. Desvelando a memória histórica a partir do pensamento crítico; 3. Um olhar desde o Território Caiçara; 4. Articulação e Mobilização Intercomunitária: Entre a Educação Popular e a Práxis Caiçara; 5. Considerações Finais. É a partir dos territórios que surgem as reflexões, articulações e incidências necessárias para romper o medo, os paradigmas e condições de submissão, é a partir das necessidades concretas que o povo assume o protagonismo para conduzir os processos que dizem respeito a viver com dignidade e nesse caso o viver caiçara. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Caiçaras | pt_BR |
dc.subject | Educação popular | pt_BR |
dc.title | Título : construindo uma reflexão critica a partir da educação popular comunitaria caiçara | pt_BR |
dc.title.alternative | Construindo uma reflexão critica a partir da educação popular comunitaria caiçara | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |