Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFidelis, Lourival de Moraes, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.creatorLima, Adriana de Souza dept_BR
dc.date.accessioned2024-03-25T11:50:34Z
dc.date.available2024-03-25T11:50:34Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/87113
dc.descriptionOrientador: Lourival Moraes Fidelispt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo e a Realidade Brasileira a partir de seus Pensadores, Setor Litoralpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esse artigo tem como objetivo contribuir para uma reflexão critica inicial a partir de algumas experiências de atuação de educação popular. Utilizamos uma das ferramentas da Metodologia Qualitativa, qual seja, a revisão de alguns autores da literatura correlata ao nosso tema e a partir de pensadores e pensadoras brasileiros. Os aportes teóricos para maior reflexão são de Paulo Freire passando por autores que subsidiaram uma leitura do histórico desde a invasão colonial do Brasil, os povos originarios, o periodo escravocrata e os caminhos traçados até o momento. Com o autor Paulo Freire é que se reflete sobre os caminhos de superação do que está dado até o momento e as possíveis transformações a partir de uma ação comunitária popular pautada na ação-reflexãoação, que é a praxis, nesse caso a praxis caiçara. O Artigo está dividido em cinco tópicos: 1. Introdução; 2. Desvelando a memória histórica a partir do pensamento crítico; 3. Um olhar desde o Território Caiçara; 4. Articulação e Mobilização Intercomunitária: Entre a Educação Popular e a Práxis Caiçara; 5. Considerações Finais. É a partir dos territórios que surgem as reflexões, articulações e incidências necessárias para romper o medo, os paradigmas e condições de submissão, é a partir das necessidades concretas que o povo assume o protagonismo para conduzir os processos que dizem respeito a viver com dignidade e nesse caso o viver caiçara.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCaiçaraspt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.titleTítulo : construindo uma reflexão critica a partir da educação popular comunitaria caiçarapt_BR
dc.title.alternativeConstruindo uma reflexão critica a partir da educação popular comunitaria caiçarapt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples