• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Título : construindo uma reflexão critica a partir da educação popular comunitaria caiçara

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R-E-ADRIANA-DE-SOUZA-DE-LIMA.pdf (1.182Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Lima, Adriana de Souza de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esse artigo tem como objetivo contribuir para uma reflexão critica inicial a partir de algumas experiências de atuação de educação popular. Utilizamos uma das ferramentas da Metodologia Qualitativa, qual seja, a revisão de alguns autores da literatura correlata ao nosso tema e a partir de pensadores e pensadoras brasileiros. Os aportes teóricos para maior reflexão são de Paulo Freire passando por autores que subsidiaram uma leitura do histórico desde a invasão colonial do Brasil, os povos originarios, o periodo escravocrata e os caminhos traçados até o momento. Com o autor Paulo Freire é que se reflete sobre os caminhos de superação do que está dado até o momento e as possíveis transformações a partir de uma ação comunitária popular pautada na ação-reflexãoação, que é a praxis, nesse caso a praxis caiçara. O Artigo está dividido em cinco tópicos: 1. Introdução; 2. Desvelando a memória histórica a partir do pensamento crítico; 3. Um olhar desde o Território Caiçara; 4. Articulação e Mobilização Intercomunitária: Entre a Educação Popular e a Práxis Caiçara; 5. Considerações Finais. É a partir dos territórios que surgem as reflexões, articulações e incidências necessárias para romper o medo, os paradigmas e condições de submissão, é a partir das necessidades concretas que o povo assume o protagonismo para conduzir os processos que dizem respeito a viver com dignidade e nesse caso o viver caiçara.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/87113
    Collections
    • Educação do campo [600]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV