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dc.contributor.advisorHarder, Eduardo, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Licenciatura em Educação do Campopt_BR
dc.creatorAlberton, Josililianpt_BR
dc.date.accessioned2024-03-11T16:55:44Z
dc.date.available2024-03-11T16:55:44Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/87008
dc.descriptionOrientador: Eduardo Harderpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: No Brasil, o texto constitucional estabelece que o ensino superior no país deverá estar pautado na tríade indissociável: ensino, pesquisa e extensão. De maneira geral, é sobre esse tema que versa o presente estudo, especialmente sobre a importância da extensão e seu real entendimento para a formação acadêmica no delineamento da formação docente. A pesquisa tem por objetivo principal buscar propiciar reflexões sobre a importância da extensão no ensino superior brasileiro como possibilidade de avançar no ideal de uma educação emancipadora. São traçados como objetivos específicos: a) realizar o levantamento sobre os conceitos de extensão; b) discutir sobre os espaços de mediação que a extensão propicia e c) pensar a extensão como instrumento de emancipação. Para isso, o estudo recorreu a um levantamento bibliográfico sobre o tema e alguns de seus desdobramentos, a fim de conhecer os aspectos relacionados a extensão. Subsidiado em uma teoria freiriana, este trabalho não tem pretensão de exaurir as leituras e interpretações possíveis, mas parte do princípio que sempre é tempo de refletir sobre a extensão universitária em uma perspectiva singular docente, de quem experimenta rotineiramente este pilar do ensino superior em suas práticas pedagógicas. Em suas conclusões, o artigo aponta que o processo de formação inicial docente, para além de sistematizações de caráter geral e sua formalização para o atendimento à normas jurídicas, exige um sentido ético de compromisso e responsabilidade pedagógica com uma cidadania ativa e a democracia substancial.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.subjectExtensão universitaria - Brasilpt_BR
dc.titleExtensão acadêmica : espaço constitutivo na formação inicial de professorespt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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