dc.contributor.advisor | Harder, Eduardo, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Licenciatura em Educação do Campo | pt_BR |
dc.creator | Alberton, Josililian | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-11T16:55:44Z | |
dc.date.available | 2024-03-11T16:55:44Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/87008 | |
dc.description | Orientador: Eduardo Harder | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: No Brasil, o texto constitucional estabelece que o ensino superior no país deverá estar pautado na tríade indissociável: ensino, pesquisa e extensão. De maneira geral, é sobre esse tema que versa o presente estudo, especialmente sobre a importância da extensão e seu real entendimento para a formação acadêmica no delineamento da formação docente. A pesquisa tem por objetivo principal buscar propiciar reflexões sobre a importância da extensão no ensino superior brasileiro como possibilidade de avançar no ideal de uma educação emancipadora. São traçados como objetivos específicos: a) realizar o levantamento sobre os conceitos de extensão; b) discutir sobre os espaços de mediação que a extensão propicia e c) pensar a extensão como instrumento de emancipação. Para isso, o estudo recorreu a um levantamento bibliográfico sobre o tema e alguns de seus desdobramentos, a fim de conhecer os aspectos relacionados a extensão. Subsidiado em uma teoria freiriana, este trabalho não tem pretensão de exaurir as leituras e interpretações possíveis, mas parte do princípio que sempre é tempo de refletir sobre a extensão universitária em uma perspectiva singular docente, de quem experimenta rotineiramente este pilar do ensino superior em suas práticas pedagógicas. Em suas conclusões, o artigo aponta que o processo de formação inicial docente, para além de sistematizações de caráter geral e sua formalização para o atendimento à normas jurídicas, exige um sentido ético de compromisso e responsabilidade pedagógica com uma cidadania ativa e a democracia substancial. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Freire, Paulo, 1921-1997 | pt_BR |
dc.subject | Extensão universitaria - Brasil | pt_BR |
dc.title | Extensão acadêmica : espaço constitutivo na formação inicial de professores | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |